Quando é que aparecem os primeiros sintomas de gravidez


A gravidez pode revelar alguns sintomas, mas nem sempre as mulheres os notam, o seu aparecimento varia de mulher para mulher e se algumas os sentem todos, outras há que somente aos 3 ou 4 meses notam algum.
Quando é que aparecem os primeiros sintomas de gravidez
Mas afinal quando é que aparecem os primeiros sintomas de gravidez


Os primeiros sintomas de gravidez aparecem 2 a 3 semanas após a concepção, embora existam casos raros de mulheres que notem um escape ou sangramento 3 dias após a relação que é normalmente associado à nidação (é raro).

Os sintomas de gravidez revelam à mulher que conseguiu conceber um bebê, estando na altura de confirmar com um teste e iniciar o acompanhamento da gravidez. O principal sintoma é a menstruação em atraso, embora existam muitas causas que podem causar este atraso, a verdade é que ao ter atraso menstrual deve sempre ponderar uma gravidez. Descubra mais sobre menstruação atrasada.

Para além da menstruação atrasada pode notar outros sintomas de gravidez como escape 3 dias após a relação, mamilos mais escuros, mamilos mais sensíveis, mamas maiores, mais sono, aumento da vontade de urinar, aumento do apetite, náuseas, vômitos, cansaço, choro fácil e insônias.

Se suspeita que tem chances de gravidez e notar algum destes sintomas deve fazer um teste de gravidez, idealmente deve aguardar 5 dias de atraso menstrual para fazer o teste. Sugiro sempre o uso de um teste de farmácia ou de sangue, pois doseiam o hormônio beta hCG e são mais fiáveis (têm uma eficácia de 99%). Os testes degravidez caseiros com lixívia, pasta dos dentes ou outros produtos não são eficazes.

Ao detetar sua gravidez, não sendo programada, deve iniciar os suplementos vitamínicos, parar o tabaco e bebidas alcoólicas, interromper o anticoncepcional, se alimentar bem e procurar seu médico para iniciar a vigilância.

Existem muitas outras causas para o surgimento de alguns destes sintomas, podendo surgir por alterações hormonais (ciclos menstruais irregulares), início de um anticoncepcional e mesmo quadro de ansiedade.

Não se esqueça que os principais sintomas de gravidez são a menstruação atrasada, urinar mais vezes e aumento das mamas. Se tem dúvidas faça um teste. Não se esqueça de conferir a eficácia dos anticoncepcionais (Os anticoncepcionais mais eficazes para prevenira gravidez)

Fontes bibliográficas