A nitrofurantoína - macrodantina® e a pílula



A nitrofurantoína - macrodantina® e a pilula

A macrodantina® é um antibacteriano indicado no tratamento de infeções urinárias, como as cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites. A macrodantina® tem em sua composição a nitrofurantoína. É um medicamento indicado para tratar as infeções urinárias que pode causar alguns efeitos adversos e interferir com outros medicamentos.

As interações medicamentosas da macrodantina®

A macrodantina® interage com magnésio trissilicato, probenecida, sulfimpirazona, ácido nalidíxico, norfloxacina e ácido oxolínico. 


A bula de macrodantina® alerta para a possibilidade de poder alterar a eficácia dos anticoncepcionais orais, sugerindo que a mulher tome medidas de protecção durante o tratamento e na(s) semana(s) seguinte(s) a ter terminado. Pessoalmente tenho referido que não interfere, como podem ver neste post (fontes deste post), mas a regra que uso é sugerir cuidados adicionais sempre que a bula alerta para este fato.

Apesar de não interferir a mulher pode seguir a indicação da bula e se proteger. As bulas das pílulas não se referem à nitrofurantoína - macrodantina®.

Transcrição da bula: "Atenção especial para a possível diminuição de eficácia contraceptiva quando a nitrofurantoína for utilizada com os contraceptivos orais. Usuárias sob tratamento com contraceptivos orais devem utilizar temporária e adicionalmente um método contraceptivo de barreira ou escolher um outro método contraceptivo." - retirado de facilbula.com.br/macrodantina/paciente

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER COMPRADO E USADO SEM INDICAÇÃO DE SEU MÉDICO. DURANTE O TRATAMENTO BEBA MAIS LÍQUIDOS.

Fontes bibliográficas
facilbula.com.br