Como saber se estou em depressão

Todos nos já passamos por momentos de maior tristeza e angustia, mas será que nesses momentos estávamos com uma depressão? Estaríamos deprimidos?

Como saber se estou em depressão

As razões para nos sentirmos mais tristes são na sua maioria as causas que podem desencadear um quadro de depressão, a solidão, falta de apoio social, stresse, familiares com depressão, divorcio, problemas no matrimónio ou na relação amorosa, luto, problemas financeiros, desemprego, pressão no emprego, traumas de infância, medos e fobias, violações, raptos, consumo de bebidas alcoólicas, drogas, problemas de saúde, doenças cronicas, medicamentos, alterações hormonais e a menopausa podem ser as causas da depressão e quando experimentamos algumas destas situações acabamos por ficar abatidos e bastante tristes (Causas da depressão).

E como saber se estou em depressão?

A depressão é um estado de tristeza profunda em que a pessoa pode apresentar alguns sintomas como a tristeza, ansiedade, desespero, desânimo, pessimismo, perda de interesse nas atividades diárias, sentimentos de culpa, insegurança, desinteresse, medo, dificuldade na concentração, cansaço, diminuição do interesse sexual, alterações de peso ou apetite, agitação, irritabilidade, pensamentos de morte ou suicídio, alterações no sono (insónia), dores de cabeça frequentes e perturbações digestivas.

Dizemos que a pessoa está com depressão quando estes sintomas estão presentes pelo menos à 2 semanas e limitam a acção e actividade da pessoa.

Os sintomas mais comuns da depressão são o choro fácil, a tristeza, falta de energia, desespero e baixa-autoestima. Se seu quadro se enquadra nesta descrição fale com seu médico.

Fontes bibliográficas