5 de setembro de 2015

Eficácia do preservativo (camisinha)



Eficácia do preservativo (camisinha)

O preservativo é um anticoncepcional com dupla função, para além de prevenir a gravidez ajuda também a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. A mulher e o homem que querem prevenir as doenças sexualmente transmissíveis nunca podem deixar de usar este método.


O preservativo masculino ou feminino deve ser colocado antes de qualquer contacto sexual, os casais têm por hábito colocarem antes mesmo da ejaculação, mas a verdade é que dessa forma este método tem sua eficácia reduzida.

Eficácia do preservativo (camisinha)

O preservativo tem uma taxa de eficácia ligeiramente menor que os anticoncepcionais hormonais, por ser um método barreira está mais dependente da correta utilização daí não ser tão eficaz. A sua eficácia é medida pelo Índice de Pearl, que mede o número de gravidezes durante 1 anos que ocorrem em cada 100 mulheres utilizadoras.

Eficácia do preservativo masculino - 98% (eficácia da pílula hormonal combinada - 99,7%)

Eficácia do preservativo feminino - 95% (eficácia da pílula hormonal combinada - 99,7%)

Fontes bibliográficas

10 comentários:

  1. Olá Doutor! Após o fim de uma relação com meu namorado, ele retirou a camisinha e começou. Ele não lavou as mãos dentro desse intervalo de tempo. Caso no momento de retirar a camisinha, eu corro o risco de gravidez? Não sei bem se foi isso que ocorreu, diz ele que usou mãos diferentes... Mas como havíamos bebido um pouco estávamos alterados. Agora estou preocupada... Me desculpe pela indiscrição, aguardo um retorno. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, têm poucos riscos, mas pode fazer a pílula do dia seguinte para ficarem mais descansados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Eu uso anticoncepcional, preciso mesmo assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa o anticoncepcional certinho não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Eu tive relação com meu namorado e ele trocou preservativo durante a relação, e não lavou as mãos nem nada, menstruei no mesmo dia mas fiquei preocupa. Corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucos riscos, pois se protegeram... deve continuar se protegendo e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, quando a camisinha não fura ou não vaza tem chances de ocorrer gravidez? Pois comecei minha vida sexual a pouco tempo e estou receosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a usar bem protege tem grande eficácia, mas deve colocar antes do contato... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa noite, tentarei ser breve. Tive relação dia 1 de fevereiro, protegida por camisinha. Certificamo-nos de que não havia ruturas, e nem chegamos ao fim... Tenho períodos muito irregulares, então, dia 17 desceu um corrimento clara de ovo, e mais tarde no mesmo dia, desceu um sangramento muito estranho, muito claro. A história continuou por 6 dias, tendo eu verificado, desde dia 17, sensibilidade nos peitos, e dor. Até hoje continua essa dor. Fiquei sem saber se aquele sangramento era minha menstruação, dado que vinha vermelho claro, às vezes vermelho normal e outras vezes marrom... Nunca em grandes quantidades. Me sinto inchada certas vezes no dia, e hoje parece que minha cara explodiu de acne. Não to sabendo se isso é preparação pro próximo período ou se é mesmo outra coisa... Pode ser gravidez? Já fiz teste e deu negativo, mas to pensando em fazer outro...
    Desculpe pelo texto grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fez o teste e deu negativo, me parecem alterações relacionadas com o seu ciclo irregular, deve aguardar e continuar se protegendo, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.