Estimulação dos ovários, como induzir a ovulação?

Os ovários são dois órgãos reprodutores que guardam as células sexuais femininas, cada ovário está ligado ao restante aparelho reprodutor pelas trompas de Falopio, para onde são libertados os óvulos, depois de amadurecerem nos ovários ciclicamente. Os óvulos são lançados nas trompas após a acção dos hormônios sexuais (principais hormônios envolvidos: estrogénios, progestreona, TSH e LH).


Estimulação dos ovários - infertilidade



As mulheres com alterações na produção e ciclos irregulares podem ter maior dificuldade nesta libertação e nos casais que tentam engravidar à mais de dois anos, com relações frequentes, pode ser a causa de infertilidade. A falta de estimulação dos ovários e produção de óvulos pode ser a causa da infertilidade, quando é excluída a infertilidade masculina.

A estimulação do ovário vai permitir, artificialmente, que os óvulos amadureçam e a mulher ovule. Não deve ser feita por rotina sem conselho de seu médico.

Tratamento para estimular os ovários

Os tratamentos para estimular os seus ovários devem ser sugeridos pelo seu médico e o casal deve cumprir o plano que o médico sugerir, cumprindo os dias da toma dos medicamentos e as relações sexuais programadas nos dias férteis. Os tratamentos mais comuns são:

  • citrato de clomifeno (indução da ovulação)
  • hormônios gonadotrofinas (FSH e LH) 
  • hormona hCG (gonadotrofina coriónica humana) desencadear a ovulação e libertação de um óvulo

Este tipo de medicamentos pode ser utilizado para estimular a ovulação nalguns tratamentos de infertilidade como IIU, FIV e ICSI.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/concepçao
procuromaissaude.com/periodofertil
procuromaissaude.com/sinaisovulaçao
procuromaissaude.com/infertilidade