Os riscos (males) que os anticoncepcionais orais combinados (pílula) podem causar


Os riscos dos anticoncepcionais orais combinados (pílula)

Todos medicamentos que o homem usa para melhorar e promover sua saúde têm riscos e podem causar efeitos adversos, são riscos e efeitos adversos estudados e como os benefícios dos medicamentos são bem superiores eles têm autorização das autoridades de vigilância e controlo para serem comercializados e usados nos seres humanos.

Os anticoncepcionais orais combinados e os seus efeitos adversos

Os efeitos adversos dos anticoncepcionais orais combinados podem surgir em qualquer altura, mas são mais comuns no inicio dos tratamentos, se a mulher tomar as cartelas sem pausa, tomar mais comprimidos por dia (mais de um) ou se fizer a pílula do dia seguinte.

Os efeitos adversos podem surgir, embora existam alguns que têm mais chances, dizemos que os efeitos adversos são muito comuns quando têm uma probabilidade de surgir em 10% das utilizadoras, comuns quando têm uma probabilidade de surgir em 1 a 10% das utilizadoras e incomuns ou raros se surgirem em 0,1 a 1% das utilizadoras.

Lista de efeitos adversos dos anticoncepcionais orais combinados

Efeitos muito comuns - dor de cabeça, enxaqueca, sangramento de escape ou spotting.

Efeitos comuns - vaginite, candidíase, alterações de humor, depressão, alterações de libido, nervosismo, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, dor nas mamas, aumento do volume mamário, secreção das mamas, cólica menstrual, alteração do fluxo menstrual, alteração do muco cervical, falta da menstruação, inchaço e alterações de peso.

Efeitos incomuns - alterações de apetite, cólicas abdominais, distensão do abdómen, manchas escuras na pele do rosto, aumento dos pelos (hirsutismo), perda de cabelo, aumento da pressão arterial, alterações nos valores de lipídios no sangue e secura nos olhos (intolerância às lentes de contacto).

Para além dos efeitos adversos os anticoncepcionais orais combinados têm sido associados a maiores riscos tromboembolicos, descubra os principais riscos ou males que os anticoncepcionais orais combinados podem causar na mulher:

Fontes bibliográficas