Os testes de gravidez e os anticoncecionais – alteram a eficácia?

A mulher que usa os anticoncepcionais corretamente tem uma grande probabilidade de estar protegida de uma gravidez. Os anticoncepcionais, especialmente os hormonais, têm um Índice de Pearl (índice que mede a eficácia) elevado, mas podem falhar nalgumas situações como:
Os testes de gravidez e os anticoncecionais – alteram a eficácia?

Se ocorrer alguma destas situações a mulher deve ter alguns cuidados para evitar a gravidez, se mantiver o uso do anticoncepcional sem precauções adicionais e tiver relações tem risco de gravidez.

Se desconfiar de gravidez, posso fazer o teste usando os anticoncepcionais?

Sim pode. Em caso de dúvida deve sempre manter o anticoncepcional, pois pode não esta grávida e dessa forma recupera a proteção mais rapidamente.

O teste de gravidez de urina pode ser feito após 10 dias da relação ter ocorrido, deve fazer com a primeira urina da manhã, sempre que desconfiar que possa estar grávida. Na maioria das vezes os sintomas de gravidez que refere são causados pelo anticoncepcional, pois muitos dos efeitos adversos causados pelos anticoncepcionais hormonais são os mesmos que os sintomas e sinais de gravidez. Os anticoncepcionais não interferem com a eficácia do teste de gravidez.

Fontes bibliográficas