Stezza® e a menstruação



A stezza® é um anticoncepcional hormonal combinado composto por dois tipos de hormônios, o acetato de nomegestrol e o estradiol.
Stezza® cartela
Composição hormonal de stezza®

Por ter em sua composição hormonal o acetato de nomegestrol (2,5 mg) e o estradiol (1,5 mg) é um anticoncepcional que é geralmente bem tolerado devido a ter estradiol, um hormônio semelhante ao estradiol que a mulher tem naturalmente no seu corpo. As mulheres que tomam outros anticoncepcionais hormonais, de maior dosagem, podem ter maior dificuldade de adaptação ao mudarem para stezza®.

Cada cartela de stezza® é composta por 24 comprimidos brancos (acetato de nomegestrol 2,5 mg + estradiol 1,5 mg) e 4 comprimidos amarelos (comprimidos placebo).

A mulher ao tomar os comprimidos de stezza® corretamente e sem falhas está protegida, mesmo na fase que estiver a tomar os comprimidos placebo - comprimidos amarelos.


Apesar de ter em sua composição um hormônio semelhante ao natural as mulheres que tomam podem ter algumas alterações em seu ciclo menstrual, por exemplo alterações menstruais.

Todos os dias entram em contato comigo mulheres que referem não menstruar na pausa entre as cartelas - altura que estão fazendo os comprimidos amarelos - esta situação preocupa qualquer mulher, mas a verdade é que é pouco preocupante...


As razões que encontro para surgir esta falta de menstruação é o fato da stezza® ter baixa dosagem hormonal e só se fazerem 4 dias de pausa entre as cartelas.

Mas será grave não menstruar com stezza®?

Não é grave, o importante é ter a certeza que toma direitinho e que nenhum vômito, diarreia ou medicamento cortou seu efeito. Se garantir isso está protegida e deve manter.

Fontes bibliográficas