Vômitos na gravidez

Vômitos na gravidez

A grávida durante a gravidez, especialmente nos primeiros 4 meses experimenta a sensação de náuseas e por vezes vômitos. O aparecimento das náuseas é comum e com a evolução da gestação acabam por passar.

As náuseas e os vômitos acabam, regra geral, por passar e não representam grande risco para a grávida, excepto se forem acompanhadas de temperatura elevada (febre), diarreia ou se mantiver os vômitos muitos dias. O principal risco é o de desidratação.

Para prevenir os vômitos em sua gravidez deve manter os alimentos em boas condições de higiene, cozinha-los bem, lavar as mãos com frequência, evitar mariscos ou alimentos frescos de proveniência duvidosa, fazer refeições mais pequenas ou pedir para o seu marido confeccionar as refeições.

Tratar os vômitos na gravidez

Para tratar um vômito na gravidez deve começar por parar a alimentação durante 40 a 50 minutos, depois pode bebericar água gelada com açúcar, com ajuda de uma colher durante 5 minutos. 
Volta a fazer pausa alimentar de 40 minutos e se não vomitar reintroduz a alimentação progressivamente, evite os lacticínios e as gorduras.
Se continuar vomitando deve recorrer ao seu médico. Não use medicação sem conselho de seu médico.

Quando a grávida com vômitos deve recorrer ao seu médico

Fontes bibliográficas