Como iniciar a pílula sem estrogénios


As pílulas sem estrogénios são anticoncepcionais indicados na prevenção da gravidez para as mulheres que tem contra-indicação de uso doas anticoncepcionais hormonais combinados (com estrogénios) e para as mulheres a amamentar.

As pílulas sem estrogénios têm grande eficácia desde que a mulher as use corretamente e sem falhas, as pílulas sem estrogénios deve ser usadas sem pausa entre as cartelas, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora.

As pílulas sem estrogênios atuam no corpo da mulher bloqueando a ovulação e aumentando a espessura e viscosidade do muco cervical, o que irá impedir a progressão dos espermatozoides.

Como iniciar a pílula sem estrogénios

Inicio sem usar nenhum anticoncepcional

Deve iniciar no primeiro dia da menstruação, se iniciar noutra altura do ciclo deve se proteger nos primeiros 9 dias e claro ter a certeza que não está grávida.

Inicio após o parto

Deve iniciar no 21° dia após o parto. Deve se proteger ou evitar as relações nos primeiros 7 dias da pílula.

Mudando de um anticoncepcional hormonal combinado (com estrogénios) - pílula, adesivo hormonal ou anel vaginal

Deve iniciar a pílula sem estrogénios no dia seguinte a terem terminado os comprimidos activo da cartela da pílula combinada, no dia da remoção do anel ou do adesivo hormonal. Se iniciar a pílula somente após a pausa ou semana de descanso deve se proteger nos primeiros 7 dias.

Mudando de um anticoncepcional oral com estrogénios

Pode iniciar em qualquer altura interrompendo e iniciando a nova pílula.

Mudando de um anticoncepcional sem estrogénios (DIU ou SIU hormonal, injecção ou implante hormonal)

Deve iniciar no dia que retirou o DIU hormonal, no dia que deveria fazer a injecção ou no dia que retirou o implante hormonal.
Como iniciar a pílula sem estrogénios

Depois de um aborto

Deve iniciar logo após o aborto.

Como tomar a pílula sem estrogénios?

pílula sem estrogénios deve ser tomada todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 28 dias (28 comprimidos), deve iniciar a cartela seguinte sem fazer pausa. A pílula sem estrogénios é um anticoncepcional de toma continua. 

Fontes bibliográficas