O DIU jaydess® e os outros medicamentos


O DIU jaydess® e os outros medicamentos

O DIU jaydess® é um anticoncepcional moderno de longa duração, que tem algumas vantagens como a seu menor tamanho, ser hormonal e ter menos risco de efeitos adversos, pois liberta menor dosagem hormonal.

O DIU jaydess® e os outros medicamentos

O DIU jaydess® garante grande eficácia na protecção de uma gravidez indesejada, ao seu colocado no útero da mulher liberta diariamente uma quantidade de hormonas progestagénicas, que impedem a ovulação e espessam o muco cervical, apesar da sua grande eficácia pode sofrer a interferência de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos podem alterar a eficácia do DIU jaydess®, descubra-os: fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, nevirapina, efavirenz, bosentano, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, griseofulvina e hipericão.

Estes medicamentos podem alterar o metabolismo do levonorgestrel pois induzem as enzimas do fígado (enzimas do citocromo P450) a aumentar a sua destruição.

Durante o uso destes medicamentos a mulher de se proteger com método barreira (preservativo) ou evitar as relações durante o tratamento e nos 7 dias seguintes (tempo necessário para repor a eficácia do DIU jaydess®).

Outros medicamentos (itraconazol, cetoconazol) podem aumentar a concentração de levonorgestrel e causar maior risco da mulher notar efeitos adversos - saiba mais.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/diu
procuromaissaude.com/
infarmed.pt