Primosiston® - como antecipar e adiar a menstruação

O primosiston® é um medicamento indicado nas hemorragias uterinas, antecipação ou adiamento da menstruação. Cada comprimido de primosiston® tem na sua composição 2 mg de acetato de noretisterona e 0,01 mg de etinilestradiol. Outros excipientes: lactose, amido, povidona, talco e estearato de magnésio.

Contra-indicações de primosiston®

O primosiston® não deve ser feito durante a gravidez, em mulheres com antecedentes de herpes gravídico e/ ou hipersensibilidade a algum componente do medicamento.

Como tomar o primosiston®

A posologia sugerida de primosiston® é 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 10 dias. Cerca de 1 a 4 dias após a paragem do tratamento pode ocorrer um sangramento por privação que corresponde à sua menstruação normal. Siga as indicações de seu médico. 

O seu médico pode ainda sugerir o uso de 2 comprimidos por dia, nos 3 ciclos seguintes, entre o 19° e 26° dia do ciclo menstrual.

Reações adversas ou efeitos colaterais de primosiston®

O primosiston® pode, raramente, causar alguns efeitos adversos tais como: dores de cabeça, escapes ou sangramentos (durante e após interromper o tratamento), indisposição gástrica, náusea e tensão mamária. Deve recorrer ao seu médico se o sangramento não cessar.

Como antecipar e adiar a menstruação com primosiston®

Não deve usar o primosiston® sem indicação de seu médico.

Antecipar a menstruação com primosiston®

Para antecipar a menstruação com primosiston® deve se tomar 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante, 8 dias, a partir do 5º dia do ciclo menstrual. Dois a três dias depois surge a menstruação. Ao usar o primosiston® na fase inicial do ciclo a ovulação não vai ocorrer.

Adiar a menstruação com primosiston®

Para adiar a menstruação com o primosiston® deve-se tomar 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 10 a 14 dias, iniciando-se 3 dias antes da menstruação chegar. Dois a três dias depois surge a menstruação. Ao usar o primosiston® nesta fase do ciclo deve se proteger com um anticoncepcional para não ter riscos de gravidez.

Fontes bibliográficas
bulas.med.br
infarmed.pt