Coleta de papanicolau

O papanicolau é um exame que permite avaliar a forma das células do colo do útero com o objectivo de prevenir o câncer do colo do útero (prevenção das lesões causadas pelo HPV - vírus papiloma humano).

Papanicolau

O nosso médico ao fazer este exame vai obter um esfregaço das nossas células do colo do útero que vai permitir estudar sua forma para saber se temos algumas lesão ou alteração pré ou mesmo cancerígena.

A coleta de papanicolau

A coleta de papanicolau deve ser feita anualmente ou de dois em dois anos (seguindo as indicações das autoridades de saúde ou o critérios de seu médico), é uma coleta efectuada com a mulher em posição ginecológica (deitada com a barriga para cima e com as pernas abertas), para que o médico possa colocar um espéculo e visualizar o colo do útero. Este procedimento é indolor, devendo se descontrair, para tolerar melhor a colocação do espéculo. O espéculo é um pequeno dispositivo que é colocado para permitir a visualização do colo uterino, existindo diversos tamanhos.

O médico após visualizar recolhe um porção das células, com escovilhão (confira a figura), que posteriormente vai colocar numa lâmina e fixar com fixador. É esta lâmina com a amostra celular que vai ser analisada permitindo a avaliação da forma das células e determinando se está tudo bem com a mulher ou precisa de algum tratamento.

Papanicolau

A coleta de papanicolau não deve ser feita durante a menstruação e a mulher não deve ter relações nos 3 dias anteriores ao exame, pois tem mais riscos de apresentar inflamações. Pode ser efetuada no primeiro trimestre da gravidez, de acordo com algumas recomendações internacionais.

Saiba mais sobre papanicolau:

Fontes bibliográficas