Medicamentos para as cólicas no bebé

As cólicas podem surgir no nosso bebé entre os 15 dias e os 4 meses, podendo mais raramente atingir os bebés até aos 6 meses de idade. As cólicas são comuns embora saibamos que são mais comuns nos bebés que são alimentados com leite de fórmula ou artificial e tem maior intensidade (dor e desconforto) junto ao período nocturno (fim de tarde e inicio da noite).

O bebé que sofre de cólicas revela na maior parte das vezes o abdómen distendido devido às contracturas musculares da parede abdominal, que podem surgir devido à imaturidade do seu sistema digestivo ou neurológico, a alimentação da mãe, leite adaptado, técnica da mamada (deglutição de ar) e ambiente familiar alterado (ansiedade da mãe).

Medicamentos para as cólicas no bebé


Medicamentos para as cólicas no bebé

Ervas e plantas plantas medicinais: funcho, camomila e erva-cidreira (Colimil®, alivit gases®, ou infusões das plantas)) - 1 a 2 frascos por dia na 1ª semana, seguindo 1 frasco por dia

Probióticos (Lactobacillus reuteri (Biogaia® e Aero Bio®)) - 5 gotas por dia

Enzimas (lactase (Coliprev®))

Simeticone (Aero-OM®, Infacalm®, Simicol® ou Infacol®)

Propinoxato (Vagopax®)


A maioria das vezes após as idades referidas o bebé fica bem, não nos podemos esquecer que estes medicamentos devem ser acompanhados de outras medidas para diminuir a dor e aumentar o conforto do bebé, assim deve ter muita paciência, massajar a barriga do bebé, prevenir que engula ar, passear com ele debruçado nos nossos braços, mudar de leite de leite (de marca ou apenas de variada para um leite anti-cólicas (AC)).

Estes produtos podem ser dados ao bebé que é amamentado com leite materno ou de formula. Os leites de formula têm variadas mais adaptadas para os bebés que sofrem com as cólicas.

Descubra alguns posts relacionados