As pílulas anticoncepcionais com menor risco tromboembolico (embolias e tromboses)


O risco tromboembolico (riscos de embolias e tromboses) está aumentado nas mulheres que usam anticoncepcionais hormonais combinados. Não podemos fugir a isso, é uma das complicações descritas, apesar deste risco os anticoncepcionais continuar se vendendo e sendo aconselhados pelos médicos, pois seus benefícios, suas vantagens superam em muito os seus riscos.
As pílulas anticoncepcionais com menor risco tromboembolico (embolias e tromboses)

Os estudos usam os anticoncepcionais com levonorgestrel para calcularem o risco tromboembolico. As pílulas combinadas têm diferentes riscos, descubra as pílulas anticoncepcionais com menor risco tromboembolico (embolias e tromboses):
  • pílulas com levonorgestrel - risco de 5 a 7 casos por cada 10.000 utilizadoras
  • pílulas com noretisterona ou norgestimato - risco de 5 a 7 casos por cada 10.000 utilizadoras
  • pílulas com etonogestrel ou norelgestromina - risco de 6 a 12 casos por cada 10.000 utilizadoras
  • pílulas com gestodeno, desogestrel ou drospirenona - risco de 9 a 12 casos por cada 10.000 utilizadoras

Os medicamentos com acetato de ciproterona não são considerados pílulas anticoncepcionais, pois sua primeira acção é tratar os problemas androgénicos da mulher, por excesso de hormônios masculino. Mas têm também elevados riscos, cerca de 12 casos em cada 10.000 utilizadoras.

As mulheres que não usam anticoncepcionais hormonais combinados têm um risco de 2 casos em cada 10.000 não utilizadoras.

Conclusão

Os resultados apontam para menor risco para as utilizadores de anticoncepcionais hormonais combinados com levonorgestrel, noretisterona ou norgestimato.

Descubra alguns posts relacionados: