Botulismo

O botulismo é uma doença muito rara, embora fatal, que é causada pela bactéria chamada Clostridium botulinum, que se pode encontrar no solo e em alimentos mal acondicionados. O botulismo é uma intoxicação alimentar que pode causar graves danos nos nervos, tendões e músculos.

Causas de botulismo

A principal causa do botulismo é a ingestão de alimentos contaminados, sendo os mais comuns o mel (crianças), as conservas, os vegetais, peixe, carne, lacticínios, enchidos, frutas e os condimentos.

Sintomas de botulismo

Os sintomas desta intoxicação podem ser: tonturas, boca seca, pálpebras descaídas, paralisias musculares, visão dupla e dificuldade em engolir ou respirar.

Diagnóstico e tratamento do botulismo

O diagnóstico do botulismo é feito pela analise do sangue ou de fezes (revelam a presença da batéria).

O tratamento consiste na ingestão do soro antibotulínico (meio hospitalar). É comum ter que se fazer retirada de restos de alimentos, contaminados, do estômago.

O tratamento pode não ser eficaz se houver passagem para o sangue e células da batéria. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento maior são as chances de sucesso. O botulismo pode deixar enormes sequelas na pessoa debilitando os seus músculos e nervos essenciais à maior parte dos processos no nosso organismo, como a simples respiração.

Fontes bibliográficas