A pílula azalia® e a menstruação

A pílula da amamentação azalia® tem na sua composição a hormona sintética desogestrel é um anticoncepcional sem estrogénios, razão para também estar indicada na contracepção durante a amamentação. A mulher deve tomar todos os dias, um comprimido, sem fazer a pausa de descanso (semana de descanso) entre as carteiras, para estar protegida e mesmo que deixe de amamentar, se tomar certinha, continuará protegida.

A pílula azalia® e a menstruação

Alterações da menstruação causadas pela pílula azalia®

Por ter uma composição hormonal diferente a pílula da amamentação azalia® cria algumas alterações menstruais que variam de mulher para mulher, podendo surgir hemorragias frequentes ou pouco frequentes, ausência de menstruação ou menstruações regulares com pouco fluxo (normalmente após alguns meses de uso). Estas alterações no padrão menstrual não são prejudicais para a mulher.

A mulher deve registar as datas das hemorragias para descobrir se tem algum padrão de forma a antecipar a colocação de tampões ou pensos.


A eficácia da pilula da amamentação azalia® mantém-se mesmo que a mulher não menstrue. Se a mulher tomou a pílula todos os dias, sem pausas entras as carteiras ou cartelas, não vomitou ou teve diarreia nas 4 horas seguintes à toma ou fez medicamentos que interfiram com a eficácia, está protegida.

A pílula azalia®

Descubra alguns posts relacionados: