Testosterona

A testosterona é um hormônio ou hormona presente no homem e na mulher, apesar de ser considerado um hormônio ou hormona masculina, também está presente na mulher, embora em quantidades 15 vezes inferiores. A sua produção excessiva pode ser responsável por inúmeros problemas de saúde na mulher, tais como o hirsutismo, acne excessivo, ovarios policisticos, SOP, infertilidade e outros problemas de saúde.

A testosterona tem muitas funções no corpo do homem tais como o crescimento e desenvolvimento sexual, pelos, transformações na voz, fertilidade, previne a obesidade, mais desenvolvimento muscular, entre outras funções.

Testosterona

Os valores de testosterona

Os níveis de testosterona no sangue, no homem e mulher adultos, podem estar entre 300 e 1.000 ng / dL (homens) e 25 a 90 ng / dL (mulheres).

Este valores são uma referência de valor médio na idade adulta, fase mais fertil do homem, pois apesar do homem continuar a ser fertil ao longo da sua vida, como ocorre uma diminuição na produção de testosterona, com o avançar da idade, sua fertilidade diminui (andropausa).

O homem nessa fase da vida pode notar algumas transformações em seu corpo associadas a esta menor produção, tais como aumento da barriga e gordura no corpo, menos energia diminuição da libido, perda de massa óssea, irritabilidade, dificuldades na erecção (impotência sexual), entre outras.

Tratamentos com testosterona

A reposição da testosterona pode ser uma boa solução para repor seus níveis e tratar algumas destas transformações, o tratamento de reposição hormonal pode estar indicado quando o homem tem alterações em sua libido, infertilidade, descalcificação óssea, câncer de próstata, entre outras. São tratamentos que devem ser acompanhados pelo seu médico.

Descubra alguns post relacionados