Quando parar a pílula de amamentação?

Hoje publico mais um resposta a uma pergunta bastante comum que as mulheres a amamentar me fazem recorrentemente... já expliquei que a mulher a amamentar deve usar um anticoncepcional sem estrogénios, como o implante hormonal, diu hormonal ou a pílula de amamentação (Qual a melhor pílula para amamentar?), pois não interferem na produção e qualidade do leite materno.

Quando parar a pílula de amamentação?


A pílula de amamentação, desogestrel 75, está indicada durante a amamentação, devendo ser iniciada, após 21 dias do parto, como não tem estrogénios e para ser eficaz como as outras pílulas, a mulher deve tomar um comprimido todos os dias, sensivelmente à mesma hora, devendo iniciar nova carteira ou cartela sem fazer a pausa habitual entre as carteiras ou cartelas.

A pílula de amamentação por não ter estrogénios pode não causar o padrão menstrual regular, como é hábito acontecer com as pílulas combinadas, não é preocupante.

E quando devo parar a pílula de amamentação?

A pílula de amamentação pode ser mantida mesmo que diminua, reduza ou pare a amamentação, pois sua eficácia não está relacionado com o processo de produção de leite. Como as pílulas sem estrogénios têm menos riscos para a saúde da mulher há muitas mulheres que resolvem manter este anticoncepcional.

Quando parar a pílula de amamentação?

Quando parar a pílula de amamentação? Não precisa de parar, pode manter, no entanto há situações em que pode estar indicada a paragem, como querer uma pílula com estrogénios (para ter os benefícios dos estrogénios), por indicação médica, surgimento de efeitos secundários, optar por um método de média ou longa duração ou por vontade da mulher.

Não pare a pílula de amamentação sem falar com seu médico, siga seus conselhos.

Descubra alguns posts relacionados