As mulheres asmáticas demoram mais a engravidar?


Recentemente foi publicado mais um estudo, no European Respiratory Journal, onde se fala na possibilidade das mulheres com asma terem mais dificuldade em engravidar, na continuação de outros estudos a equipa de investigadores dinamarqueses continuou a tentar estabelecer esta causa - efeito.

Em 2013, data do primeiro estudo, a mesma equipa falava na possibilidade das mulheres asmáticas terem maior dificuldade em engravidar, no estudo era referido que podia haver essa relação, mas o estudo não conseguiu provar a relação entre a asma e o processo fisiológico da fertilidade (infertilidade), lançando as duvidas se essa demora na concepção seria pela menor frequência nas relações (este estudo foi divulgado na revista Pais e Filho).
As mulheres asmáticas demoram mais a engravidar?

Os resultados revelados este ano revelam que a relação da asma e a fertilidade (infertilidade) permanece obscura não podendo se estabelecer uma relação causa - efeito. Transcrição original a partir de erj.ersjournals.com

        • "Female asthmatics had a longer time to pregnancy and less often became pregnant than non-asthmatic women. Increasing age reduced the chances of conceiving especially among asthmatic women. The causal relationship between asthma and subfertility remains unclear."

Aparentemente as mulheres com asma tratada, sem crises, consegue ter níveis de concepção mais elevados. Fale com seu médico.

Fontes bibliográficas