Efeitos secundários da pílula chariva®

A pílula chariva® é um contraceptivo hormonal combinado indicado na prevenção da gravidez, devido à sua composição hormonal garante à mulher uma contra a gravidez indesejada. A pílula chariva® tem na sua composição o etinilestradiol e a cloromadinona.

Efeitos secundários da pílula chariva®

Dosagem hormonal da pílula chariva®: 2 mg acetato de cloromadinona + 0,03 mg etinilestradiol.

Como todos os medicamentos a pílula chariva® pode causar alguns efeitos adversos, que são caracterizados por:
  • muito frequente - mais de 1 utilizador em 10
  • frequente - 1 a 10 utilizadores em 100
  • pouco frequente - 1 a 10 utilizadores em 1000
  • raro - 1 a 10 utilizadores em 10000
  • muito raro - menos de 1 utilizador em 10000

Efeitos secundários da pílula chariva® muito frequentes: náuseas, corrimento vaginal, alterações menstruais e ausência de menstruação.

Efeitos secundários da pílula chariva® frequentes: aumento da pressão arterial, alterações do peso, tontura, enxaqueca, vómitos, acne, fadiga, pernas pesadas, retenção de líquidos, alterações do humor, irritabilidade e nervosismo.

Efeitos secundários da pílula chariva® pouco frequentes: alterações dos níveis de gordura no sangue, gases, diarreiamanchas na face, queda de cabelo, pele seca, alterações na libido, infeção vaginal por fungos e quistos nos ovários.

Efeitos secundários da pílula chariva® raros: conjuntivite, intolerância às lentes de contacto, zumbidos nos ouvidos, urticária, eczemaaumento dos seios, menstruação mais intensa, síndrome pré-menstrualaumento do apetite e coágulos sanguíneos.

Efeitos secundários da pílula chariva® muito raro: eritema nodoso

Fontes bibliográficas