Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)



A pílula harmonet® é um contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – gestodeno (0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno). Cada blister ou cartela da pílula harmonet® tem 21 comprimidos brancos, que a mulher deve tomar todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesmo hora, fazendo posteriormente uma pausa de 7 dias, durante esta pausa a mulher deve menstruar

A pílula harmonet® garante uma protecção eficaz contra a gravidez indesejada se a mulher a tomar desta forma, sem ter atrasos maiores de 12 horas ou esquecimentos.

Se tiver um atraso menor que as 12 horas, a eficácia de pílula harmonet® não se altera, basta manter os comprimidos seguintes no horário habitual, que não tem riscos de gravidez.

Se tiver atraso de mais de 12 horas ou mesmo esquecer um comprimido tem riscos de gravidez por isso é importante ler a seguinte informação.

Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)


Esquecimento na semana 1 da carteira ou cartela

Deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, manter os comprimidos seguintes à hora habitual e se proteger com método de barreira (preservativo) nos 7 dias seguintes.

Esquecimento na semana 2 da carteira ou cartela

Deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, manter os seguintes à hora habitual e se proteger com método de barreira (preservativo) nos 7 dias seguintes (a bula da minigeste refere que o esquecimento de um comprimido da segunda semana não altera a fiabilidade da pílula, no entanto sugiro que se proteja)

Esquecimento na semana 3 da carteira ou cartela

Deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre comece a embalagem seguinte logo que a embalagem actual terminar de modo a que não haja intervalo entre as embalagens, se proteja nos 7 dias seguintes ao esquecimento com método de barreira (preservativo).

Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)