Como tomar o primeiro anticoncepcional?



Resolvi fazer mais um post sobre os anticoncepcionais dedicado para as mulheres e casais que vão iniciar o uso dos anticoncepcionais pela primeira vez. Quer saber como deve tomar o primeiro anticoncepcional?

Se for iniciar a pílula anticoncepcional combinada, o adesivo hormonal ou o anel vaginal pela primeira vez?

Neste caso deve iniciar o seu uso, tomar o primeiro comprimido da cartela seguindo a indicação dos dias e das setas no verso da cartela, colando o primeiro adesivo ou colocando o anel, menstruada, de preferência no 1° dia de sua menstruação. Ao iniciar o uso no 1° dia da menstruação garante uma melhor adaptação e uma proteção anticoncepcional mais rápida (pode também iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas nesse caso deve-se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela). Nos ciclos seguintes a mulher vai menstruar na pausa ou semana de descanso entre os ciclos dos anticoncepcionais.

Se for iniciar a pílula anticoncepcional combinada, o adesivo hormonal ou o anel vaginal pela primeira vez?


Se for iniciar a pílula sem estrogénios pela primeira vez?

Se vai iniciar a pílula sem estrogénios pela primeira vez deve iniciar o 1° comprimido, no 1° dia da menstruação, pode também iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas nesse caso deve-se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela. Se for após o parto, deve iniciar no 21° dia após o parto. Nos ciclos seguintes a mulher pode não menstruar, pois é uma pílula de toma continua, sem pausa entre as cartelas.

Se for iniciar o uso do DIU pela primeira vez?

Se for iniciar o uso do DIU, seu médico deve colocar menstruada, de preferência no dia de maior fluxo, no 2° ou 3° dia da menstruação. Nos ciclos seguintes a mulher pode não menstruar, se for usar DIU's hormonais.

Se for iniciar o uso do DIU pela primeira vez?

Se for iniciar o uso da injeção pela primeira vez?

Se for iniciar o uso da injeção pela primeira vez pode iniciar no 1° dia do ciclo, ou até ao 8° dia, dependendo do tipo de injeção anticoncepcional. Nos ciclos seguintes a mulher pode não menstruar.

Se for iniciar o uso implante hormonal pela primeira vez?

Se for iniciar o uso do implante hormonal pela primeira vez deve ser colocado durante a menstruação. Nos ciclos seguintes a mulher pode não menstruar.

Se for iniciar o uso implante hormonal pela primeira vez?

Descubra alguns posts relacionados