O anticoncepcional com menos hormônio



Os anticoncepcionais podem ser divididos em dois grupos, os anticoncepcionais sem hormônios ou barreira e os anticoncepcionais hormonais, que têm hormônios em sua composição.

Anticoncepcionais sem hormônios

Comparando estes dois grupos posso dizer que os que têm menor dosagem hormonal são os anticoncepcionais sem hormônios, como é óbvio. O medo de tromboses e outras complicações leva sempre as mulheres a quererem um anticoncepcional com baixa dosagem, a verdade é que se a mulher não quer ter riscos deve optar pelos anticoncepcionais barreira, sem hormônios, como são o caso do preservativo e o diu de cobre.
Resumindo os anticoncepcionais com menos hormônios são o preservativo e o diu de cobre.

Resumindo os anticoncepcionais com menos hormônios são o preservativo e o diu de cobre.

Anticoncepcionais hormonais

Dentro dos anticoncepcionais hormonais quando falamos nos que têm menos hormônios referimo-nos aos anticoncepcionais que têm baixa dosagem de estrogénios, apesar de ser importante esta dosagem os riscos de trombose estão ligados à associação entre os dois hormônios sintéticos, estrogénios-progesterona, apesar disso os que não têm estrogénios em sua composição tem menor risco, como é o caso do implante hormonal, diu hormonal e pílula sem estrogénios da da amamentação.

Resumindo os anticoncepcionais hormonais com menos hormônios são o implante hormonal, diu hormonal e pílula sem estrogénios da da amamentação.

Resumindo os anticoncepcionais hormonais com menos hormônios são o implante hormonal, diu hormonal e pílula sem estrogénios da da amamentação.

Para as mulheres que devem usar anticoncepcionais combinados, com os dois tipos de hormônios, porque têm mais vantagens, por exemplo no controlo do acne, da pele oleosa, entre outros beneficios, a escolha do anticoncepcional tem que ser avaliada caso a caso, dai ser por vezes ser indicado um que tenha maior dosagem hormonal. Pois nosso médico faz uma avaliação e acaba por conferir que as vantagens são maiores que os riscos.

Apesar disso podemos realmente definir os riscos dos anticoncepcionais hormonais combinados pela associação entre os estrogénios e a progesterona, os anticoncepcionais orais combinados com menor risco de trombose são os que têm levonorgestrel em sua composição - pode conferir neste post. Descubra as pílulas com menor riscos (risco por ordem crescente):
Resumindo os anticoncepcionais orais combinados com menor risco de trombose são os que têm levonorgestrel em sua composição.

Resumindo os anticoncepcionais orais combinados com menor risco de trombose são os que têm levonorgestrel em sua composição.

Como disse ao me perguntarem quais os anticoncepcionais com menor dosagem hormonal combinada (onde se encaixam ainda o adesivo hormonal e o anel vaginal), posso caracterizar a lista pela dosagem hormonal dos estrogénios que pode será seguinte, anticoncepcionais com 30-40-30 mcg EE (anticoncepcionais tricíclicos), 40-30 mcg EE (biciclico), 30 mcg EE, 20 mcg EE, 15 mcg EE, 10 mcg EE e 0 mcg EE. Pode encontrar mais informação neste post.

O anticoncepcional com menos hormônio

Descubra alguns posts relacionados