6 de janeiro de 2017

O topiramato interfere com o desogestrel?


O topiramato é um medicamento utilizado no tratamento das convulsões em adultos e crianças (+ de 6 anos), e na prevenção das enxaquecas em adultos. Muitas mulheres me perguntam se o topiramato interfere com a pílula desogestrel, será que corta o efeito?

O topiramato interfere com o desogestrel?

A pílula desogestrel é um anticoncepcional usado pelas mulheres a amamentar ou pelas mulheres com contra-indicação de uso de anticoncepcionais combinados (com estrogénios).

O topiramato interfere com a eficácia da pílula desogestrel, os últimos estudos revelaram que tratamentos com topiramato com dosagens diárias superiores a 200 mg interferem com a eficácia da pílula hormonal.

Outros medicamentos que podem interferir com a eficácia da pílula desogestrel: doxiciclina, cefodizima, cefuroxima (antibióticos), erva de São João ou hipericão (antidepressivos), modafinil (sono), ciclosporina, fenobarbital, carbamazepina, fenitoína (antiepiléticos), griseofulvina, anastrozol (tumores), amoxicilina e ampicilina (penicilinas).

Descubra alguns posts relacionados

14 comentários:

  1. Olá! Tenho 21 anos, tomo anticoncepcional sem pausa há 5 anos, há 4 meses comecei a tomar topiramato 25 mg e troquei o anticoncepcional pelo desogestrel 0,75 mg, então não menstruo há anos. Em 4/12 tive uma "relação" mas como não tínhamos preservativo, o coito não durou 10 segundos. Existe alguma possibilidade de gravidez? (Fico com isso na cabeça, às vezes sinto cólicas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, desde que esteja a usar o anticoncepcional sem falhas está protegida, o topiramato pode cortar o efeito, mas em dosagens maiores, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Obs.: na semana após a relação tive bastante cólica, leve porém sempre, posteriormente tenho cólicas esporádicas e recentemente tenho alguns episódios de diarreia.. Pode ser psicológico ou outro problema não relacionado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas cólicas intestinais? Devem ter outra causa, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. São cólicas no "pé da barriga" mesmo, tipo menstruais. Tomo o anticoncepcional sempre à meia-noite e nesse dia, tomei cerca de uma hora antes. O "X" da questão é: como não menstruo há tantos anos, dificulta a gravidez dessa forma, já que ainda tomo o AC?

      Eliminar
    3. Olá, o fato de tomar à muitos anos não altera sua fertilidade, pode ser o causador das cólicas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá,boa noite eu comecei a tomar topiramato de 25mg à ligeiramente 2 semanas e tive relações.não sabia que reduzia o efeito da pílula será que existe alguma possibilidade de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele reduz, mas em dosagens diárias maiores, nessa dosagem não, mantenha o tratamento e o seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola.Vou alterar a dose de topiramato de 25 para 50mg.aconselha me usar outro contraceptivo para além da pílula para evitar a gravidez? Muito obrigada pela sua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os estudos revelam que somente os tratamentos com dose maior que 200 mg/ dia interferem, por isso não precisa de cuidados adicionais, mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde.eu tomo topiramato 50mg,ouvi dizer que cortava o efeito da pílula.corta?eu tomo a pílula minigeste.Obrigada pela sua ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, corta se for em dosagens maiores, em dosagens maiores de 200 mg dia, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Ola,tomo o topiramato de 50 mg 2 vezes ao dia.minha pílula e a Qlaira ele pode cortar o efeito da minha pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, somente as dosagens de 200 ou mais mg interfere, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.