Como tomar a pílula correctamente



Será que esta pílula está sendo eficaz? Como posso ter a certeza?

Ao usar a pílula de forma correta é garantido que sua eficácia é total, pois ela vai actuar em nosso corpo e nos proteger de uma gravidez, pelos valores de hormônios constantemente elevados.
Como tomar a pílula correctamente

Posso por isso garantir que mulher que toma a pílula correctamente está protegida de uma gravidez indesejada (deve excluir os esquecimentos, atrasos maiores que 12 horas, vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e alguns medicamentos que podem interferir como: carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato ).

Mas afinal o que é isso de tomar a pílula correctamente?

Tomar correctamente é seguir a posologia indicada na bula ou por seu médico, vamos falar dos diversos tipos de pílula.

Pílula de 21 comprimidos em cada cartela

A forma correcta de tomar esta pílula é um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos), fazendo uma pausa de 7 dias, iniciando nova cartela no 8º dia. A menstruação deverá descer durante os 7 dias de pausa entre as cartelas.

Pílula de 21 comprimidos em cada cartela

Pílula combinada de 28 comprimidos ou com comprimidos de diferentes dosagens

A forma correcta de tomar esta pílula é um comprimido por dia, durante 28 dias, devendo iniciar nova cartela após terminar. A mulher com este tipo de pílula não faz pausa entre as cartelas e deve seguir a ordem dos comprimidos inscrita no verso da cartela. A menstruação deverá descer durante a toma dos comprimidos placebo ou com menor dosagem hormonal.

Pílula combinada de 28 comprimidos ou com comprimidos de diferentes dosagens

Pílula progestativa, sem estrogénios

A forma correcta de tomar a pílula progestativa é um comprimido por dia durante 28 dias, sem fazer pausa entre as cartelas. A menstruação com a pílula progestativa pode não descer.

Pílula progestativa, sem estrogénios

Descubra alguns posts relacionados