Calcular o seu período fertil



Vamos voltar ao tema do período fertil, a fase em seu ciclo menstrual mais fertil e durante a qual tem maiores chances de gravidez.

Nesta fase o seu ciclo reprodutor o órgãos estão todos interligados, para em cadeia proporcionar todas as condições para o óvulo de libertar, encontrar o espermatozoide, fecundação, e fixação no útero... como viu são muitos degraus até chegar à gravidez, a subida nestes degraus é mediada pelos hormônios, razão pela qual nem sempre se consegue engravidar nesta fase do ciclo menstrual.
Calcular o seu período fertil

Como lhe disse no período fertil tem maiores chances de engravidar, e sabe calcular o seu período fertil? Vou lhe explicar...

Calcular o seu período fertil

Para calcular o seu período fertil tem que registar as datas das suas menstruações para saber quantos dias dura o seu ciclo menstrual, a duração do ciclo menstrual regular pode durar de 24 a 32 dias, o seu período fertil será mais ou menos no meio do ciclo.

Exemplo: imagine que seu ciclo dura 28 dias (contagem dos dias entre o primeiro dia de sua menstruação e da menstruação seguinte), o seu dia mais fertil será no 14° dia do ciclo, o seu período fertil é entre o 11° e o 16° dia do ciclo menstrual.
Calcular o seu período fertil

Posso ainda dar outro exemplo, o primeiro dia de sua menstruação foi no dia 1 de março, e a menstruação seguinte desceu no dia 28 de março, o seu período fertil foi entre os dias 11 e 16 de março.

Como se apercebeu eu falei em ciclos regulares, nas mulheres que não menstruam regularmente a contagem e descoberta do período fertil é mais difícil, como devem calcular. A verdade é que a mulher com ciclos irregulares também pode engravidar, embora não se consiga prever a fase mais fertil.
Calcular o seu período fertil

Agora que já sabe como calcular o seu período fertil tem que se lembrar de mais três conselhos que dou sempre nos comentários, não ande ansiosa, prepare sua gravidez com seu médico e se lembre que pode engravidar em qualquer altura do seu ciclo, mesmo durante a menstruação (Engravidar menstruada). Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados