Lactose



Nos últimos tempos temos deparado com dezenas de produtos e alimentos que referem estar isentos, disto, daquilo, o glúten, açúcar, gordura, colesterol e lactose são alguns dos exemplos. Esta pressão comercial é uma tentativa das marcas acompanharem movimentos e indicações de saúde, pois sabem que cada vez mais nos preocupa nossa saúde.

A isenção da lactose é mais um dos movimentos que nasceu assente num numero crescente de pessoas com intolerância à lactose, pela pressão das empresas produtos de "leites" de origem vegetal, pelos defensores da uma agricultura mais biológica e pelas criticas e problemas que são associados à produção intensiva de leite.

A lactose
Lactose

A lactose é um hidrato de carbono do leite que é unicamente produzido nas glândulas mamarias dos mamíferos. A lactose é açúcar dissacarídeo, composto por dois monossacarídeos a glicose e a galactose. A sua degradação dá-se no nosso intestino através da enzima lactase, que divide a lactose nos dois monossacarídeos a glicose e a galactose, facilitando a sua absorção intestinal.

E a intolerância à lactose? Vou ter que deixar de beber leite?

Quando falamos de intolerância à lactose quer dizer que seu corpo não consegue produzir, em quantidade suficiente, a enzima lactase para dividir a lactose em glicose e galactose, o que vai levar a uma acumulação de lactose no seu intestino, causando algumas alterações e sintomas, normalmente 2 a 3 horas após ingerir a lactose.

Sintomas da intolerância à lactose: dor e desconforto abdominal, náuseas, diarreia, gases e inchaço da barriga.

Vou ter que deixar de beber leite?

Como sabem eu não gosto de sugerir a retirada total dos alimentos que têm algumas vantagens para o nosso corpo, em relação à intolerância primeiro tem que confirmar com seu médico se é intolerante à lactose, apesar de por vezes ser um quadro permanente, a verdade é que a intolerância pode ser somente parcial, com alguma produção da enzima. Neste caso pode tolerar os produtos lácteos mais fermentados e não apresentar sintomas, estes produtos são uma optima forma de continuar a fornecer ao seu corpo os beneficios nutricionais do leite, os queijos e os iogurtes podem ser uma boa opção.
Lactose

Notas importantes:
- As bebidas vegetais lácteas não são o mesmo que o leite
- O leite materno tem cerca de 7,2% de lactose e o leite de vaca cerca de 4,7% de lactose.
- Não se esqueça de comentar e partilhar este post... :)

Descubra alguns posts relacionados
Dicas para melhorar o excesso de gases (flatulência)