Quando é o período fértil de quem toma anticoncepcional



O período fertil é a fase do ciclo que mais preocupa a mulher que quer evitar uma gravidez, pois é a fase do ciclo onde a mulher tem mais chances de engravidar.
Quando é o período fértil

Durante período fertil são criadas as condições para que o encontro do óvulo e espermatozoide ocorra, e se dê a fecundação e nidação (fixação do ovo no útero). Para que estas condições sejam as ideais todos os órgãos têm relações mediadas pelos hormônios, razão pela qual muitas mulheres me procuram dizendo que estavam no período fertil e não conseguiram engravidar, pois basta uma pequena variação hormonal para que ela até pressinta os sintomas da ovulação e não ovule.

Descobrir o período fertil

A data que ocorre o período fertil varia de mulher para mulher, pois a sua ocorrência depende de muitas fatores, como a duração do ciclo, ciclo regular, ciclos irregulares, algumas doenças, entre outras situações... nas mulheres com ciclos regulares é mais fácil prever a fase mais fertil que normalmente se situa a meio do ciclo menstrual (um ciclo menstrual dura o tempo que decorre entre duas menstruações), podendo ter alguns sintomas como aumento da libido, cólica menstrual, aumento da temperatura (temperatura basal) e presença de mais muco ou corrimento transparente (presença de muco com filância - Método de billings ou muco cervical), portante nesta fase que tem mais chances de engravidar.
Descobrir o período fertil

Nas mulher com ciclos irregulares ou outros problemas hormonais ou doenças é mais difícil prever o ciclo menstrual, mas mesmo assim a mulher pode engravidar.

E as mulheres que tomam anticoncepcionais, como vão ter o ciclo menstrual?

As mulheres que usam o anticoncepcional vão ter um ciclo menstrual alterado, induzido pelo seu anticoncepcional e a sua acção hormonal. O que quer dizer que vão menstruar artificialmente na pausa ou semana de descanso (quando está indicado fazer), não vão ovular, não vão notar sintomas de ovulação e claro não vão engravidar. Mas e o período fertil?
Quando é o período fértil de quem toma anticoncepcional

Quando é o período fértil de quem toma anticoncepcional

A mulher que toma o seu anticoncepcional sem falhas vai ter uma presença de hormônios no seu sangue constante, o que vai causar um adormecimento no seu ciclo reprodutor, como a dose hormonal é constante não vai ter período fertil, na pausa, a quebra hormonal, vai somente promover um sangramento de privação (falta de hormônios).
Quando é o período fértil de quem toma anticoncepcional

Notas importantes:

1) A mulher que não usa anticoncepcionais para evitar a gravidez pode engravidar, mesmo que esteja menstruada (Engravidar menstruada).

2) A mulher que toma anticoncepcional não vai ter período fertil.

3) Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados