Riscos da vacina da febre amarela



A vacina da febre amarela é uma das formas mais eficaz de prevenir a febre amarela, uma doença infecciosa transmitida por mosquitos portadores do vírus.

A pessoa ao fazer a vacina da febre amarela garante uma defesa contra a doença, e mesmo que seja picada por uma mosquito portador do vírus não vai contrair a doença. Infelizmente a vacina da febre amarela está desaconselhada a crianças com menos de 6 meses (de acordo com a bula, o Ministério de Saúde sugere 9 meses, grávidas e pessoas com mais de 60 anos).
Riscos da vacina da febre amarela


Muito se tem falado nos riscos da vacina da febre amarela, como todos os medicamentos pode realmente causar alguns efeitos colaterais, tais como:

Efeitos colaterais da vacina da febre amarela

Efeitos colaterais muito frequentes da vacina da febre amarela (podem ocorrer em mais de 1 em cada 10 pessoas vacinadas): reacções no local (vermelhidão, nódoas negras, desconforto, dor, inchaço ou nódulo duro) e dor de cabeça.

Efeitos colaterais frequentes da vacina da febre amarela (podem ocorrer em menos de 1 em cada 10 pessoas vacinadas): mal-estar geral, diarreia, dores musculares, febre e fraqueza.

Efeitos colaterais pouco frequentes da vacina da febre amarela (podem ocorrer em menos de 1 em cada 100 pessoas vacinadas): dores nas articulações, de estômago e glânglios inchados.

Para além dos efeitos colaterais devo ainda fala nos riscos de reacção alérgica, presentes em todas as vacinas, razão pela qual deve sempre esperar junto do seu médico/ enfermeiro 30 minutos após fazer a vacina da febre amarela para prevenir sua ocorrência. Os sintomas de reação alérgica podem ser coceira, urticária, inchaço da face, lábios, língua ou outras partes do corpo, dificuldade em engolir ou respirar e perda de consciência.

A bula de algumas vacinas no mercado alertam para o risco de ocorrência de outras reações (muito raras), nalguns órgãos como cérebro e nervos (febre alta com dor de cabeça e confusão, cansaço extremo, rigidez do pescoço, inflamação do cérebro e dos tecidos nervosos, convulsões e perda de movimento). Estas informações encontrei no post sobre a stamaril® no site folheto.net.

Não se esqueça de comentar e partilhar o post... :)

Descubra alguns posts relacionados