17 de abril de 2017

10 truques para controlar o consumo de chocolate dos nossos filhos




Já anteriormente falamos dos beneficios do chocolate, e hoje é aceite que o chocolate preto, com maior teor de cacau tem mais beneficios, pois é ao cacau que conferirmos as grandes propriedades. Mas como sempre o seu consumo deve ser controlado, pois em excesso acaba por prejudicar nossa saúde.

Nesta nova epidemia dos açúcares, chocolate ganha um peso importante, pois é um dos alimentos mais consumidos e viciantes, sendo difícil resistir... nas nossas crianças o mecanismo de prazer viciante não é diferente e cada vez temos mais dificuldade em conseguir moderar o consumo.

Na primeira infância as crianças deveria evitar este tipo de produtos, pelos riscos que estão associados ao consumo excessivo, como algumas doenças - diabetes, obesidade, colesterol elevado, entre outras. Claro que também para as crianças existem beneficios, embora o seu consumo deva se cingir a apenas 55 kcal, o que corresponde a 10 gr de um ovo a Pascoa.

10 truques para controlar o consumo de chocolate nos nossos filhos

A pressão comercial que somos sujeitos e as estratégias que a industria alimentar tem usado tem aumentado a presença do sabor doce/ chocolate em muitos alimentos, é difícil fugir a esta epidemia, especialmente nas épocas de festas, como Pascoa, Natal. Nos pais devemos ter presente que apesar de serem épocas de festa e maior consumo devemos manter as regras em casa para evitar o consumo excessivo e abusivo. Se lembre que uma criança não consegue perceber porque é que numa semana lhe foi tudo permitido e noutra passou haver regras rígidas. Vou então deixar algumas truques para moderar o consumo de chocolate aí em casa, pode também usar alguns destes truques para diminuir os alimentos processados e açucarados.

truque 1 - não proíba os alimentos com chocolate a proibição pode desencadear maior desejo.

truque 2 - fraccione o consumo de chocolate, dando pequenas porções (pequenos quadrados)

truque 3 - prefira o chocolate mais amargo (com mais cacau)

truque 4 - prefira chocolate com menor teor de gordura

truque 5 - leia os rótulos do chocolates

truque 6 - ensine o seu filho a saborear o chocolate

truque 7 - evite usar o chocolate como um alimento, forneça um pequena porção após as refeições

truque 8 - prefira os chocolates sem frutos secos (evitar que a criança de engasgue)

truque 9 - prefira alimentos mais naturais, verdes, vermelhos, laranjas... 

truque 10 - se inspire no trabalho da artista japonesa Yukari Otsu e tenha maior criatividade em sua cozinha os nossos filhos vão adorar, confira alguns exemplos:

Yukari Otsu Hello Kitty

Yukari Otsu Sheep

Yukari Otsu

Yukari Otsu Minnie

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.