Adesivo anticoncepcional - marcas



O adesivo anticoncepcional é um contraceptivo transdérmico combinado, que tem na sua composição hormônios progestragênicos e estrogênicos, o que lhe confere acção contra a gravidez indesejada e garante às mulheres os beneficios dos anticoncepcionais hormonais combinados.

O adesivo liberta os seus hormônios através da pele, que ao absorver transfere-os para a corrente sanguínea impedindo que os ovarios libertem o óvulo (ovulação) e espessando o muco cervical impedindo a progressão dos espermatozoides.

Para garantir esta proteção deve usar o adesivo como é recomendado, em cada ciclo de adesivo deve usar 3 adesivos, um por semana, durante 3 semanas (cola um no 1° dia do ciclo, no 8° dia outro e no 15° dia outro), depois deve fazer 7 dias de pausa (sem adesivo) para menstruar e no 8° dia deve reiniciar novo ciclo com os 3 adesivos.


No mercado existem duas marcas de adesivo hormonal, o evra® e o lisvy®.


O adesivo evra® é um adesivo castanho, rectangular que liberta cerca de 203 microgramas de norelgestromina + 33,9 microgramas de etinilestradiol por dia. É o adesivo anticoncepcional mais antigo no mercado.
Adesivo evra®




O adesivo lisvy® é um adesivo circular, transparente, que liberta cerca de 60 ug de gestodeno + 13 ug de etinilestradiol por dia, e apesar de ter menor libertação hormonal sua comercialização está suspensa por ter revelado problemas na cola do adesivo. O adesivo lisvy® só está disponível nalguns países europeus.
Adesivo lisvy®

Adesivo lisvy®

Descubra alguns posts relacionados