30 de maio de 2017

Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®



O anticoncepcional microdiol® é um contraceptivo hormonal combinado indicado para as mulheres que querem prevenir uma gravidez indesejada. A sua acção contraceptiva é garantida por ter na sua composição dois tipos de hormônios, o etinilestradiol e o desogestrel.
Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

A composição do anticoncepcional microdiol®, em cada comprimido, é de 30 microgramas de etinilestradiol e 150 microgramas de desogestrel. Para estar protegida a mulher deve ter alguns cuidados, como:
  • tomar um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora
  • não atrasar a toma do comprimidos mais de 12 horas
  • não esquecer o comprimido
  • respeitar os dias de pausa e retorno da nova cartela
  • ter atenção aos vômitos e diarreia (podem interferir se acontecerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido)
  • ter atenção a alguns medicamentos como primidona, bosentam, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, fenitoína, hidantoínas, barbitúricos, modafinil, rifabutina, felbamato, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina, ampicilina, tetraciclina e erva de São João ou hipericão.
Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

Depois de ter estes cuidados, estão reunidas as condições para o anticoncepcional microdiol® a proteger, mas como todos os medicamentos hormonais ele pode causar alguns efeitos indesejados, descubra alguns...

Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

O surgimento dos efeitos colaterais ou adversos são classificados consoante o seu aparecimento nos estudos, assim os comuns podem surgir em mais de 1 mulher em cada 1000 que usa o microdiol®, durante um ano, e podem ser: náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, aumento de peso corporal, retenção de líquido, dores de cabeça, enxaqueca, redução do desejo sexual, alterações do humor, dor mamária, aumento das mamas, alterações na secreção vaginal, vermelhidão na pele e urticária.

Os efeitos colaterais ou adversos raros, podem surgir em menos de 1 mulher, por cada 1000 que usam o microdiol®, durante um ano, podendo ser: intolerância a lentes de contato, perda de peso, aumento do desejo sexual, corrimento mamária, corrimento vaginal, eritema nodoso ou eritema multiforme.
Efeitos colaterais ou adversos de microdiol®

Agora que já descobrir os possíveis efeitos colaterais ou adversos de microdiol®, não se esqueça que deve seguir as indicações de seu médico, que na fase inicial de adaptação tem maiores chances de notar alguns destes efeitos e desde que use o anticoncepcional microdiol® certinho estará protegida. Não se esqueça, também, de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados

14 comentários:

  1. Ola
    Tenho 46 anos
    Meu esposo tem vasectomia, tenho 2 miomas e sinto muitas colicas quando menstruo e o fluxo e intenso, seria a solucao eu implantar o implanon? Pois nao quero retirar o utero, Pois o anticocepcional me faz mal via oral, usei diu por muitos anos
    Meus hormonios ainda normais, creio que vou demorar a entrar na menopausa
    Att

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar indicado, nao percebi porque deixou de usar o diu, deve conferir com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Ola boa tarde, gostava de ter uma opiniao, estou com um atraso de 27 dias e dia 8 deste mes tive um corrimento cor de rosa, tenho tido vomitos e enjoos durante todo o dia, peito dorido e inchado e barriga mais inchada, poderei estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, faça um teste, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Bom dia.
    Estou a tomar a Azalia , aconselhada pelo médico de família e ginecologista. Tive a minha mãe que faleceu com Cancro de Mama e uma irmã que teve á 6 anos mas está tudo bem.
    Disseram me que deveria tomar a Azalia visto ter 45anos e ter tido familiares com cancro.
    Tomava a Daylette , tinha dores de cabeça mas era magra agora com esta engordei 4 kg . Sinto me um pouco confusa.
    Será que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas aumentou assim que mudou para a azalia? Está tomando à muito tempo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, estou tomando o Tâmisa 20 a 11 dias, minha cara tá com muita espinha, e meu apetite diminuiu, é assim mesmo? E devido está no início? Com quanto tempo irão desaparecer os efeitos colaterais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter relação e notar mais facilmente nesta fase inicial mantenha e aguarde, a fase de adaptação pode durar até 4 cartelas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oi Carlos Boa tarde,queria ter perguntar sobre o mirena já tô com ele a 4 anos e anos que vem tenho que retirar;qdo coloqueisso foi pelo plano de saúde agora não tenho mais o plano e achei muito caro pra comprar em farmácias, vc sabee indica um médico participar que trabalhe com ele em bh e que coloque mais barato ou sr me indica outro método.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem corrido bem sua vida deve manter esse método, infelizmente nao conheço ninguém, os últimos estudos revelam que ele protege durante 7 anos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Estou a tomar à 4 meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pois ainda está numa fase de adaptação, deve manter e conferir com sua médica se continuar a notar aumento, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola boa tarde. Tomo minigest. Se desfizer a comprimido na boca estou protegida na mesma? Tive relações ontem e não sei se estou realmente protegida ou se deva tomar pilula do dia seguinte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua, mas deve engolir inteiro, como é recomendado, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.