Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual


Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

Já falamos muitas vezes da pílula do dia seguinte, mais uma vez resolvi escrever um post sobre a pílula do dia seguinte e seus efeitos no ciclo menstrual... pois toda a gente que tomou a pílula do dia seguinte espera que seu ciclo menstrual altere radicalmente...


Temos disponível dois tipos de pílula do dia seguinte, uma que deve ser feita até 3 dias e outra até 5 dias após a relação, ambas estão indicadas para a mulher que quer prevenir uma gravidez indesejada, após uma relação de risco (sem protecção ou com falha do método anticoncepcional)...
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual

As pílulas do dia seguinte conseguem esta acção anticoncepcional devido à sua composição.

Dosagem hormonal das pílulas do dia seguinte
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual


O ciclo menstrual corresponde à distância, dias contados, entre as suas menstruações, por exemplo se menstruou no dia 2 de maio (1° dia do ciclo) e volta a menstruar no dia 29, seu ciclo tem 27 dias (dias contados entre 2 e 28 de maio). A fase mais fertil da mulher é o chamado período fertil, altura em que as chances de gravidez indesejada são maiores. O período fertil situa-se mais ou menos a meio do ciclo - saiba mais neste post - período fertil.

Não posso deixar de falar nas mulheres que não menstruam regularmente, neste caso como não temos menstruações para fazer a contagem dizemos que a mulher tem ciclos menstruais irregulares. A mulher com ciclos menstruais irregulares pode engravidar em qualquer altura do seu ciclo, não conseguimos prever a fase mais fertil - período fertil.


A mulher que usa anticoncepcional hormonal não tem o seu ciclo menstrual natural, dizemos que o ciclo menstrual é o do anticoncepcional ou seja, se usa uma pílula com 21 comprimidos por cartela e faz 7 dias de pausa, o seu ciclo menstrual é de 28 dias, um ciclo artificial promovido pelo anticoncepcional.
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual


A mulher que usa a pílula do dia seguinte pode notar alterações em seu ciclo menstrual, sendo mais comum notar alterações menstruais, estes efeito são mais comuns nas mulheres que não usam anticoncepcionais hormonais. Gostaria ainda de lembrar que apesar dos estudos referirem que o uso da pílula do dia seguinte, com levonorgestrel, ter pouco impacto em nosso ciclo, pelo contacto que vou tendo convosco muitas mulheres notam alterações na menstruação.
Pílula do dia seguinte e o ciclo menstrual

Não se esqueça de partilhar e comentar este post... fico muito agradecido. 😊

Descubra alguns posts relacionados