Qual a medida normal do útero?



O útero da mulher é um órgão do seu sistema reprodutor importante no desenvolvimento do ciclo menstrual e claro na gravidez, pois é nele que o bebé se desenvolve durante os 9 meses, isso porque o útero tem uma grande capacidade de se expandir e crescer...

O útero é um pequeno órgão oco, ovalado (em forma de pera), que é revestido internamente pelo endométrio. É um órgão que se localiza entre a bexiga e o recto, estando ligado ao exterior pela vagina. O seu tamanho pode variar embora o pequeno tamanho ou aumento de tamanho possa indiciar algumas doenças e problemas ginecológicos.

Qual a medida normal do útero?

Quando falamos no tamanho normal temos valores que se encaixam num intervalo, assim o útero normal deve ter entre 6 a 9 cm de comprimento, 3 cm de espessura e 60 a 90 cm³. O volume do útero pode variar por diversos motivos, como a idade da mulher, alterações hormonais, menopausa, problemas ginecológicos (miomas), alguns medicamentos (hormonais), numero de filhos, gravidez, entre outros..
Qual a medida normal do útero?

O tamanho do útero na gravidez

Como disse o útero vai crescer acompanhado o desenvolvimento do bebé, o seu tamanho pode no final da gravidez chegar até aos 39 cm de comprimento.

Não se esqueça de comentar e partilhar este post... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados