13 de junho de 2017

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?



A amoxicilina é um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas que está indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias que são sensíveis à amoxicilina. Muitas mulheres que têm que usar a amoxicilina (combinada ou não com ácido clavulânico) têm receio de ela interferir com a pílula anticoncepcional... fui fazer uma pesquisa e trago revelações importante...
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

As principais sociedades cientificas, na área da contracepção, liberaram e seguiram as recomendações da Organização Mundial de Saúde que refere que os medicamentos que podem interferir com a eficácia da pílula anticoncepcional são a carbamazepina, griseofulvina,oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir,hipericão e topiramato (dosagens diárias maiores que as 200 mg).
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Como pode conferir os antibióticos, como a amoxicilina e o ácido clavulânico não estão referidos. O que quer dizer isto?

Quer dizer que os estudos revelaram que não interferem, como pode conferir no post - A pílula e os antibióticos - um post escrito tendo como base um alerta das autoridades de saúde inglesas, onde se refere que:
  • Título: Will antibiotics stop my contraception working? - "Most antibiotics don't affect contraception. It's now thought that the only types of antibiotic that interact with hormonal contraception and make it less effective are rifampicin-like antibiotics."
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Depois desta revelação vão me falar nas bulas que alertam para esse risco "Contraceptivos orais: existe um risco de os contraceptivos orais não resultarem no seu efeito máximo..." - por isso é que continuo sugerindo que a mulher se proteja durante o tratamento e nos 7 dias seguintes para não correr riscos.... sugiro os 7 dias seguintes, pois a mulher, depois de usar um medicamentos que interfira, tem que fazer 7 dias de anticoncepcional para repor a proteção.

Agora que já conferiu o post não se esqueça de comentar e partilhar, é o melhor agradecimento que me pode fazer, confira também estes posts 😊 
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Descubra alguns post relacionados

6 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Tomei Elani 28 por 4 anos e agora parei para engravidar, estou no meu primeiro ciclo com 21 dias de atraso posso ter engravidado ou e normal esse atraso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, por ter parado... ao parar nosso corpo pode demorar a repor seu ciclo natural, mas mesmo assim tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia,
    tomo anticoncepcional elani ciclo certinho, porem iniciei o uso da oxandrolona para ganho de massa muscular. Gostaria de saber se há algum risco de cortar o efeito do anticoncepcional.
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, siga as indicações de sua médica, não é aconselhado usar sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pelo retorno. Fiquei na dúvida porque consideram como anabolizante, então não tem risco?

      Eliminar
    3. Olá, nao... se lembre dos conselhos que deixei... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.