13 de junho de 2017

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?



A amoxicilina é um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas que está indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias que são sensíveis à amoxicilina. Muitas mulheres que têm que usar a amoxicilina (combinada ou não com ácido clavulânico) têm receio de ela interferir com a pílula anticoncepcional... fui fazer uma pesquisa e trago revelações importante...
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

As principais sociedades cientificas, na área da contracepção, liberaram e seguiram as recomendações da Organização Mundial de Saúde que refere que os medicamentos que podem interferir com a eficácia da pílula anticoncepcional são a carbamazepina, griseofulvina,oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir,hipericão e topiramato (dosagens diárias maiores que as 200 mg).
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Como pode conferir os antibióticos, como a amoxicilina e o ácido clavulânico não estão referidos. O que quer dizer isto?

Quer dizer que os estudos revelaram que não interferem, como pode conferir no post - A pílula e os antibióticos - um post escrito tendo como base um alerta das autoridades de saúde inglesas, onde se refere que:
  • Título: Will antibiotics stop my contraception working? - "Most antibiotics don't affect contraception. It's now thought that the only types of antibiotic that interact with hormonal contraception and make it less effective are rifampicin-like antibiotics."
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Depois desta revelação vão me falar nas bulas que alertam para esse risco "Contraceptivos orais: existe um risco de os contraceptivos orais não resultarem no seu efeito máximo..." - por isso é que continuo sugerindo que a mulher se proteja durante o tratamento e nos 7 dias seguintes para não correr riscos.... sugiro os 7 dias seguintes, pois a mulher, depois de usar um medicamentos que interfira, tem que fazer 7 dias de anticoncepcional para repor a proteção.

Agora que já conferiu o post não se esqueça de comentar e partilhar, é o melhor agradecimento que me pode fazer, confira também estes posts 😊 
Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Descubra alguns post relacionados

11 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Tomei Elani 28 por 4 anos e agora parei para engravidar, estou no meu primeiro ciclo com 21 dias de atraso posso ter engravidado ou e normal esse atraso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, por ter parado... ao parar nosso corpo pode demorar a repor seu ciclo natural, mas mesmo assim tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia,
    tomo anticoncepcional elani ciclo certinho, porem iniciei o uso da oxandrolona para ganho de massa muscular. Gostaria de saber se há algum risco de cortar o efeito do anticoncepcional.
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, siga as indicações de sua médica, não é aconselhado usar sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pelo retorno. Fiquei na dúvida porque consideram como anabolizante, então não tem risco?

      Eliminar
    3. Olá, nao... se lembre dos conselhos que deixei... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, tenho uma dúvida. Mes passado terminei o uso da amoxiclina na segunda semana do AC (numa terça feira), meu remédio acabaria no domingo da proxima semana. Sei que na próxima terça eu já estaria protegida, mas resolvi deixar acabar os comprimidos (domingo) e esperar a menstruação descer, e desceu. Portanto, uma semana e cinco dias sem antibiótico, apenas na minha pílula. Estou tendo r**** desde a primeira pílula dessa nova cartela, e queria saber se a proteção já tinha voltado ao normal desde o primeiro comprimido já que na cartela anterior ocorreu a mistura dos medicamentos. Obrigada e tenha uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já estava, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr!
    Estava há 5 anos tomando Diane 35, e no mês passado troquei para Miranova. Usei preservativo durante toda a 1ª cartela do novo anticoncepcional, e no dia 31/08 tomei amoxicilina, mas só por 3 dias (de quinta até sábado). Fiz a pausa normal de 7 dias, menstruei normal, e iniciei a 2ª cartela de Miranova... apenas no 9º comprimido da 2ª cartela tive relação sem proteção. Já estava protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim estava, mantenha, espero que esteja melhor... ando por aqui... 😃

      Eliminar
    2. Muuuito obrigada pelo retorno Dr =D

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.