16 de junho de 2017

Câncer colorretal - cancro colon rectal



O câncer ou cancro colorretal, do intestino ou cólon, tem ganho especial destaque na comunicação social e maior promoção das autoridades de saúde pelo aumento da incidência, os últimos dados conhecidos, de 2014, apontavam para ser o terceiro tipo de câncer ou cancro que mais mortes causa, a título de exemplo, só em Portugal, país com 10.000 milhões de habitantes, causa cerca de 11 mortes por dia.
Câncer colorretal - cancro colon rectal

Para este aumento são apontadas muitas causas, como a vida mais sedentária, dietas pobres em fruta e vegetais, obesidade, tabaco, bebidas alcoólicas e envelhecimento da população.

De facto o aumento da idade é um dos fatores de maior riscos, por esse motivo é sugerido mais controlo e rastreios após os 50 anos de idade, os rastreios e detecção precoce são importante, pois estima-se que cerca de 90% dos cânceres se conseguem evitar se detectarmos a tempo os pólipos.

Os pólipos são lesões benignas na parede do intestino que podem degenerar e evoluir para cânceres ou cancros. Cerca de 95% dos cânceres ou cancros colorretais tem origem num pólipo.
Câncer colorretal - cancro colon rectal

Claro que as pessoas com familiares directos, com historia de câncer colorretal ou cancro cólon rectal, ou outra doença intestinal devem ter maior acompanhamento, mais precoce, mesmo...

Como evitar o câncer colorretal - cancro cólon rectal

Como falamos a detecção precoce se consegue através da descoberta de pólipos intestinais, os exames sugeridos para todos os indivíduos com mais de 50 anos, é a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. Neste ultimo o médico pode detectar e visualizar a presença de pólipos, podendo até extrair o ou os pólipos.
Como evitar o câncer colorretal - cancro cólon rectal

Como prevenir o câncer colorretal - cancro cólon rectal

Como falamos os estilos de vida estão associados a maior risco de câncer colorretal, por isso é importante todos termos estilos de vida mais saudáveis, como mais exercício, mais vegetais e fruta (fibras), moderar o consumo de bebidas alcoólicas (sugerido um copo de vinho tinto às refeições), diminuir o consumo de sal, não fumar, evitar alimentos processados e moderar o consumo de gorduras e carnes vermelhas.
Câncer colorretal - cancro colon rectal

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.