Alimentos geneticamente modificados - transgénicos - OGM's



Os alimentos geneticamente manipulados têm uma enorme carga negativa associada, apesar da Europa estar retinente ao seu consumo e cultivo, a verdade é que nos países do continente americano estão disseminados, os últimos estudos revelam que cerca de 85% dos alimentos geneticamente modificados (transgénicos ou OGM's) são produzidos em países como Estados Unidos, Brasil, Argentina... entre outros.

Na passada quinta-feira fui surpreendido com um artigo de primeira página da revista semana Visão, revista portuguesa semanal generalista, onde foi apresentado um estudo sobre os produtos agrícolas com o símbolo biológico, numa analise laboratorial descobriram presença de pesticidas, herbicidas, fungicidas e acaricidas... fiquei desapontado, pois criamos uma grande esperança nestes produtos, que respeitavam a natureza apesar de sabermos que seu processo é mais dispendioso... na Europa o mercado bio tem um valor estimado de 24 mil milhões de euros, só em Portugal a superfície agrícola destinada à agricultura biológica é cerca de 7% do total...
Capa da revista Visão

As razões que o estudo apontava para a presença destas substâncias proibidas, na agricultura biológica, eram a contaminação cruzada, por produtos convencionais, no transporte, armazenamento, água, entre outros... ser fraude (preços dos produtos agrícolas mais caros - maior lucro) ou presença nos solos (solos cultivados de forma convencional no passado)... para além destas causas eu ainda acrescentaria o uso de sementes geneticamente modificadas para garantir maior retorno e contornar os efeitos das pragas e doenças...

No artigo faltou ainda uma reflexão sobre o preço e a escassez de produtos agrícolas produzidos em Portugal, estarão a desaparecer? Ou foi das condições climatéricas?

Alimentos geneticamente modificados - transgénicos - OGM's

O artigo que falei e a nova polémica nos Estados Unidos fizeram com que antecipasse a publicação deste post... sim polémica por causa de um filme...

Filme de propaganda de OGM: evolução da alimentação (Food Evolution)

Em mais um acto de propaganda dos alimentos geneticamente modificados - transgénicos - OGM's foi apresentado um filme documentário chamado Food Evolution, financiado pelo The Institute for Food Technologists (IFT) - um instituto onde se reúnem cientistas e biotecnologos para promover os avanços nos chamados alimentos processados (se lembre que estou sempre desaconselhando os alimentos processados).

Neste video é enaltecido o papel importante dos OGM's na nossa alimentação e as vantagens evolutivas que trouxeram ao ser humano... mas tudo parecia bem excepto quando algumas pessoas que foram usadas no video, sem autorização, se sentiram abusadas, como aconteceu com Marion Nestle.
Marion Nestle book

O que aconteceu foi que a Marion Nestle surgiu no filme durante 10 segundos, onde afirmava que não havia evidência que os OGM's eram prejudiciais para a saúde humana... esta participação deixou-a muito revoltada, pois referiu que foi uma pequena parte de uma entrevista, e sua participação estava fora do contexto, pode ver seu post aqui - GMO propaganda film: Food Evolution.

No mesmo post a Marion Nestle considera que apesar de os estudos não encontrarem riscos para a saúde humana (maior parte dos estudos foram financiados pela industria de OGM's), faltava apurar algumas questões, como os fatores ambientais das monoculturas, a presença de pesticidas (como o glicofosato - Roundup®) , necessidade de uso massivo de maiores doses de pesticidas, a resistência dos insectos, a polinização cruzada com outros produtos agrícolas, a desflorestação, a diversidade genética das espécies e a enorme pressão das empresas ligadas aos OGM's como a Monsanto, confira este artigo - A luta da Monsanto para defender o glifosato - onde continua lutando para que o glicofosato - Roundup® não seja retirado do mercado devido aos seus efeitos cancerígenos.
Alimentos geneticamente modificados - transgénicos -  OGM's

Na Europa existe uma plataforma ambiental que tem como objetivo proibir o uso deste herbicida na agricultura - Stop Glyphosate - nesta plataforma os cidadãos europeus podem assinar uma petição para pressionar a União Europeia a proibir a sua comercialização e uso, já ultrapassa 1.000.000 de assinantes (também assinei).

Os OGM's em nossa alimentação

Inicialmente a manipulação genética surgiu como a solução para resolver os problemas de fome no mundo, os casos de sucesso da papaia havaiana ou banana africana trouxeram grande esperança nesta luta, mas o fato de ter presença de glicofosato - Roundup® deixa algumas questoes, então se os alimentos foram modificados para resistir às pragas porque têm estes produtos?

Apesar da Europa estar meia alheia à produção dos OGM's, a verdade é que estes produtos já invadiram os nossos supermercados e nos estamos a consumi-los sem nos apercebermos, pois as embalagens não tem referência.

Os produtos com soja, milho, feijão, salmão, óleos de cozinha, margarinas, papaia, pão, bolos, bolachas, abóboras e arroz são alguns exemplos de alimentos geneticamente modificados.
Os OGM's em nossa alimentação

Como sabe eu continuo escrevendo os posts de forma independente e isenta, tentando recolher a melhor informação, acabei relatando a história de Marion Nestle, um blog que sigo regularmente... como sempre e perante tantas duvidas sugiro que tenha atenção aos rótulos, aos alimentos que são geneticamente modificados e ter precauções por todos os riscos e perigos associados aos OGM's (os produtos biológicos continuam sendo a melhor escolha). Por fim gostaria ainda de pedir para comentar e partilhar este post.

Descubra alguns posts relacionados