20 de agosto de 2017

Alteração ou troca da marca de pílula contraceptiva



Tem acontecido muito irmos à farmácia ou posto de saúde e nossa pílula estar esgotada, já tinha falado nesse problema no post pílulas esgotadas, mas vamos voltar a abordar está dificuldade de forma diferente. Desta vez vamos falar na troca da marca da pílula.

Vai à farmácia e sua pílula está esgotada, o farmacêutico lhe sugere uma mudança, o que deve fazer?

Troca da marca de pílula contraceptiva

Se ele sugerir a troca para outra pílula, de marca diferente, mas com a mesma dosagem e composição, basta manter essa nova pílula após a pausa habitual que continua protegida.
Alteração ou troca da marca de pílula contraceptiva

Se a dosagem e composição for diferente pode ter riscos de gravidez ou maior dificuldade em se adaptar, uma mudança desse tipo pode ser feita de três formas (mudança para uma pílula com dosagem ou composição diferente):
  • 1) seguir tomando sem pausa
  • 2) iniciar no primeiro dia da menstruação
  • 3) iniciar após a pausa ou semana de descanso

1) seguir tomando sem pausa

Ao seguir a nova pílula sem pausa, logo após terminar a cartela da antiga vai manter a protecção e não terá riscos de gravidez, claro que pode não menstruar ou até notar alguns escapes.

2) iniciar no primeiro dia da menstruação

Ao iniciar a nova pílula no 1° dia da menstruação vai continuar protegida, pode é notar alterações em sua menstruação.

3) iniciar após a pausa ou semana de descanso

Ao iniciar a nova pílula aos a pausa ou período de descanso pode ter que se proteger, caso sua nova pílula tenha menor dosagem hormonal que a anterior. Neste caso basta se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela da nova pílula.

Gostaria ainda de lembrar que as pílulas genéricas têm a mesma eficácia na prevenção da gravidez, desde que use sem falhas, tomando todos os dias um comprimido, sensivelmente à mesma hora (evitando os atrasos maiores de 12 horas) e respeitando o número de dias de pausa. Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados

14 comentários:

  1. Olá dr
    Tomo Tâmisa 21, mais agora em julho mim atrapalhei é tomei a cartela de 28, fiz uma pausa de 7 dias, e voltei a tomar de 21 comprimidos. Nesse período da pausa minha mestruacao veio no dia 30/07, é tive r***** no dia 04/08 mais não ouvi p*****. Mais já tinha tomado 3 pílulas da nova caixa de 21 comprimidos. Corro risco de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois tomou certinho, pode ficar tranquila, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, comecei a tomar selene devido os beneficios a pele que ele promete e também para diminuir colicas e tpm, mas esta me fazendo muito mal, nao tenho como esperar consulta, então pesquiso mas não vejo ninguém com sintomas fortes assim. Faltam 7 compridos e todos os dias têm sido horríveis (alteracao no humor, dor de cabeça, uma dor estranha na perna direita, enjoo, cólicas e um pequeno sangramento diario - que é o que mais me assusta pois tambem sinto dor). Pelo que pesquisei é bom finalizar a cartela para um controle maior do ciclo, mas parece tortura. Devo continuar ate o fim? E depois da pausa, se eu nao tomar mais nenhum, meu organismo ja voltaria ao normal? Nunca tomei anticoncepcional antes, esse é o primeiro e ja nao sei se continuo com outro depois, sei que todo remedio tem efeito mas to com medo, parece que nao é pra mim. Devo deixar de tomar quando essa cartela acabar ou tentar outro? E eu comecar outro mais "leve", pode ser na data em que eu retomaria o selene caso continuasse com ele?
    Desculpa por tantas perguntas, pesquiso muito e não encontrei o meu caso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve mesmo ter consulta para o médico avaliar sua situação... ao parar pode ter seu ciclo desregulado, deixa de estar protegida e se for o selene a causa dessas alterações deve melhorar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Obrigada, mim ajudou muito

    ResponderEliminar
  4. Bom dia doutor. Tomo Cerazette a quase 3 anos. Tive alguns sangramentos de escape no inicio, e se tive ano passado não lembro. Então, desde antes de ontem, quando vou ao banheiro que me enchugo, vinha no papel um tom marrom bem colarinho, estranhei muito. E ontem a noite, fui ao banheiro e não veio manchado o papel, mais quando fui nessa madrugada, veio sangue, pouco e claro.
    Isso é sangramento de escape da pipula? Pode acontecer depois de alguns anos ainda?
    Me ajude por favor, estou preocupada.
    Uma obs. Não sinto dores ou colicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim me parece ser, pode acontecer como efeito da pílula, que deve manter certinho e sem falhas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá Dr. preciso ter proteção adicional trocando o tamisa sem parar para o elani ciclo? vi que ambos tem um hormônio igual, e a mesma dosagem de um para o outro? obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Dr. Troquei siblima 0,015mg pelo yaz 0,020mg após a pausa de 4 dias do antigo(siblima) preciso me proteger? Eh que no terceiro dia de yaz houve p***** sem e*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Doutor Olá, troquei de anticoncepcional no dia seguinte ao ultimo comprimido então não fiz a pausa e desde então não menstruei... estava na bula pra não fazer a pausa e não a fiz... É normal não sangrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum acontecer isso, deve manter certinho para continuar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.