Alteração ou troca da marca de pílula contraceptiva



Tem acontecido muito irmos à farmácia ou posto de saúde e nossa pílula estar esgotada, já tinha falado nesse problema no post pílulas esgotadas, mas vamos voltar a abordar está dificuldade de forma diferente. Desta vez vamos falar na troca da marca da pílula.

Vai à farmácia e sua pílula está esgotada, o farmacêutico lhe sugere uma mudança, o que deve fazer?

Troca da marca de pílula contraceptiva

Se ele sugerir a troca para outra pílula, de marca diferente, mas com a mesma dosagem e composição, basta manter essa nova pílula após a pausa habitual que continua protegida.
Alteração ou troca da marca de pílula contraceptiva

Se a dosagem e composição for diferente pode ter riscos de gravidez ou maior dificuldade em se adaptar, uma mudança desse tipo pode ser feita de três formas (mudança para uma pílula com dosagem ou composição diferente):
  • 1) seguir tomando sem pausa
  • 2) iniciar no primeiro dia da menstruação
  • 3) iniciar após a pausa ou semana de descanso

1) seguir tomando sem pausa

Ao seguir a nova pílula sem pausa, logo após terminar a cartela da antiga vai manter a protecção e não terá riscos de gravidez, claro que pode não menstruar ou até notar alguns escapes.

2) iniciar no primeiro dia da menstruação

Ao iniciar a nova pílula no 1° dia da menstruação vai continuar protegida, pode é notar alterações em sua menstruação.

3) iniciar após a pausa ou semana de descanso

Ao iniciar a nova pílula aos a pausa ou período de descanso pode ter que se proteger, caso sua nova pílula tenha menor dosagem hormonal que a anterior. Neste caso basta se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela da nova pílula.

Gostaria ainda de lembrar que as pílulas genéricas têm a mesma eficácia na prevenção da gravidez, desde que use sem falhas, tomando todos os dias um comprimido, sensivelmente à mesma hora (evitando os atrasos maiores de 12 horas) e respeitando o número de dias de pausa. Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados