Esquecer pílula após relação



Já vimos que a mulher que usa a pílula está protegida da gravidez, a sua elevada eficácia torna-a um dos contraceptivos preferidos das mulheres e mais indicado pelos médicos.

Ao seguir a posologia indicada vai estar protegida, sendo importante manter as tomas sensivelmente à mesma hora, independentemente da hora que teve ou tem relação.

Por vezes a mulher pensa que só deve ter relação antes de tomar o comprimido, será que não pode ter relação depois da toma do comprimido?
Esquecer pílula após relação

A eficácia da pílula depende de muitos fatores, a hora da relação não é um deles. Ao manter a pílula como lhe foi recomendado vai estar protegida mesmo que tenha relações antes ou depois da toma da pílula ou mais que uma vez por dia.

Acção do comprimido

Um comprimido tem uma eficácia de 36 horas, sendo ideal manter a toma de 24 em 24 horas (36 horas quer dizer que mesmo atrasando até 12 horas, vai estar protegida). E se esquecer?

Como já falamos ao esquecer (ou atrasar mais de 12 horas) tem riscos de gravidez, deve ter alguns cuidados, na primeira e segunda semana da cartela deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos, se proteger nos 7 dias seguintes e manter a pílula certinha. Se esquecer na terceira semana da cartela deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos, se proteger nos 7 dias seguintes e iniciar a cartela seguinte sem dar a pausa. E se tiver relação no dia que esqueci?

Esquecer pílula após relação

Se teve relação e esqueceu para além destes cuidados que falei em cima deve fazer a pílula do dia seguinte, de preferência nas 24 horas seguintes à relação, para aumentar a chances de protecção (a pílula do dia seguinte com levonorgestrel tem maior eficácia nas primeiras 24 horas).
Esquecer pílula após relação

Descubra alguns posts relacionados