Quanto leite devo dar ao meu filho?



Todos sabemos que o leite materno é a melhor opção, quer a nível económico, pratico e claro com maiores beneficios para a saúde do nosso filho... os estudos apontam mesmo para maior esperança de vida e mais defesas contra certas doenças... nada se compara ao leite materno que deve ser a alimentação exclusiva do nosso bebé até aos 6 meses (recomendações da Organização Mundial de Saúde), depois dos 6 meses com o inicio da diversificação alimentar, também devemos manter o leite materno.

Muitos pais ficam preocupados com a quantidade de leite que o bebé mama, se mamar leite materno essa quantidade é mais difícil de contabilizar, mas sabemos que o bebé deve fazer muitas mamadas e devemos sentir e ver que ele mama e que a mae produz leite... que vai causar um bom aumento do peso... e os bebés que mamam leite artificial, que quantidade de leite devem mamar?

Quanto leite devo dar ao meu filho?

A quantidade de leite artificial que devemos dar depende da idade e do peso da criança, em especial nos primeiros 6 meses de vida, a regra a usar é dar 150 ml de leite por cada quilo de peso, por dia (24 horas), pode calcular a quantidade desta forma:
  • bebé de 3 kg x 150 ml = 450 ml (por exemplo com 7 mamadas por dia equivale a 60/ 65 ml por mamada)
  • bebé de 4 kg x 150 ml = 600 ml
  • bebé de 5 kg x 150 ml = 750 ml
  • bebé de 6 kg x 150 ml = 900 ml
Quanto leite devo dar ao meu filho?

Depois dos 6 meses e da reintrodução dos alimentos e outras refeições, o numero de mamadas é menor e as necessidades de leite também, neste caso falamos de 500 ml de leite e seu derivados, neste caso podemos dividir a quantidade de leite pelas mamadas, iogurtes (cada iogurte equivale a 100 ml de leite), papa (cada papa equivale a 150 ml de leite)...

Após 1 ano de idade o bebé continua a precisar de leite, um leite pobre em proteínas, rico em gordura e ferro, os leites mais indicados são (por ordem de valor nutricional e beneficios para o bebé):
  1. leite materno
  2. leite de transição (de lata reconstituído)
  3. leite de vaca gordo
  4. leite de vaca especial crescimento
Descubra mais informação no post - Leite ideal bebé 1 ano - espero ter ajudado, não se esqueça de partilhar e deixar seu comentário. 🍼😊

Descubra alguns posts relacionados