Dia Mundial da Contracepção - 26 de setembro


Dia Mundial da Contracepção - 26 de setembro

Comemoramos hoje o Dia Mundial da Contracepção, 26 de dezembro, sob o mote: “10 anos a comemorar o dia mundial da contracepção e... todos os dias a assegurar o acesso seguro à saúde sexual e reprodutiva”, na press release que recebi para Sociedade Portuguesa de Contracepção eram valorizados os números que Portugal atingiu em matéria de contracepção:
  • o acesso a cuidados de saúde reprodutiva é universal, em condições de igualdade para todos os residentes em Portugal (portugueses e estrangeiros, legais e ilegais, homens e mulheres)
  • o aborto passou a ser reconhecido como tema da saúde sexual e reprodutiva
  • 94% das mulheres portuguesas com vida sexual ativa usam contracepção
  • o número de interrupções de gravidez por opção da mulher tem diminuído progressivamente (no último ano 1,9% e entre 2008 e 2015, 10%) sendo inferior à média europeia
  • a despenalização do aborto é sinonimo de aborto seguro: quase não existiu mortalidade materna relacionada com o aborto

Desejo um óptimo Dia Mundial da Contracepção... protegida claro.

Fontes bibliograficas
Diário da República, 1.a série — N.o 99 — 21 de maio de 2010
Estudo das Práticas contracetivas, 2015. Sociedade Portuguesa da Contraceção, Sociedade Portuguesa de Ginecologia
Relatório dos registos das interrupções da gravidez dados de 2015, Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil. DGS.
Relatório de análise das complicações relacionadas com a interrupção da gravidez 2013 - 2014
Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil. DGS.