Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...



Muito se tem escrito sobre os males da pílula contraceptiva, a verdade é que a pílula é um dos medicamentos mais usados no mundo, à mais tempo no mercado e mais estudado... claro que a pílula pode causar alguns males, como os efeitos adversos ou secundários e aumentar os riscos de algumas doenças, mas serão motivos para dizermos que ela faz mal e não se deve usar?

Neste post vou revelar toda a verdade dos males e riscos que a pílula lhe pode causar...

Os males que a pílula pode causar

Como todos os medicamentos a pílula pode causar alguns males, os chamados efeitos adversos ou secundários, apesar destes riscos a verdade é que a sua ocorrência é baixa, por exemplo quando falamos em efeitos frequentes, apesar do nome, nos referimos que há uma probabilidade de surgir em 1 em 10 mulheres que usa a pílula, num ano, o que é uma ocorrência muito baixa, os efeitos que ela pode causar são:
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...
  • Efeitos adversos ou secundários raros da pílula (podem atingir 1 a 10 em cada 10000 utilizadoras): intolerância a lentes de contato, reações alérgicas (hipersensibilidade), diminuição de peso corporal, aumento do desejo sexual, secreção vaginal, secreção nas mamas e eritema nodoso ou multiforme (doenças de pele).
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...

Como viu alista de efeitos adversos é bem grande, mas como falei os estudos revelam que a ocorrência é bem baixa...

Os riscos associados ao uso da pílula

Sim tem alguns riscos associados, mas também são raros, tem-se falado muito nos riscos de trombose, mas sabia que a mulher tem muito mais risco de trombose durante a gravidez, na amamentação ou se fumar comparando com o uso da pílula?

Pois é incrível... razão pela qual a pílula continua a ser comercializada... os riscos associados ao uso da pílula são os riscos tromboembólicos, riscos de obstrução das artérias e veias, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa, embolia pulmonar, câncer de colo de útero, câncer de mama e tumores do fígado benignos.
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...

Dr. Carlos Edgar sempre faz mal? Deve ser evitada?

Deve ser usada com conselho médico para que a escolha seja a mais adequada, para que mude os seus hábitos de vida e faça seus preventivos regularmente para diminuir os riscos... hábitos como excesso de sal, dieta calórica ou tabaco aumentam exponencialmente os riscos associados à pílula... 

A pílula continua a ser comercializada e indicada pelos médicos pois os riscos são baixos e ela tem grandes vantagens - suas vantagens superam em muitos as desvantagens, descubra alguns vantagens do uso da pílula:
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...

Agora que já descobriu toda a verdade sobre os riscos, não se esqueça de seguir as indicações de seu médico... obrigado por ler mais este post... deixe seus comentários se ficou com duvidas... 😊

Descubra alguns posts relacionados