25 de outubro de 2017

Como fazer iogurtes



A confecção dos iogurtes era dos fenómenos que mais me impressionava em miúdo. Não só pelos segredos que estavam por trás, mas também pelo prazer que tinha a comer os iogurtes. Ainda hoje sou um grande admirador de iogurtes.
Como fazer iogurtes

Usávamos uma iogurteira para fazer os nossos iogurtes, a receita era bem simples, leite, iogurte e açúcar. Neste post vou explicar como podemos fazer mais variedades de iogurte.

Como fazer iogurtes

Como fazer iogurtes naturais

Ingredientes: 1 litro de leite meio gordo e 1 iogurte natural

Modo de preparação: aqueça o leite, sem deixar ferver (até aos 45°C), e numa taça misture o iogurte, coloque nos copos da iogurteira durante 8 horas. Deixe arrefecer e conserve no frigorífico.
Como fazer iogurtes

Como fazer iogurtes com fruta

Ingredientes: 1 litro de leite meio gordo e 1 iogurte natural

Modo de preparação: aqueça o leite, sem deixar ferver (até aos 45°C), e numa taça misture o iogurte, coloque nos copos da iogurteira durante 8 horas. Deixe arrefecer e conserve no frigorífico. Pode juntar a fruta em calda, natural ou em compota (compota de maçã ou lights).
Como fazer iogurtes com fruta

Como fazer iogurtes com gelatina

Ingredientes: saqueta de gelatina, 1 litro de leite meio gordo e 1 iogurte natural.

Modo de preparação: aqueça o leite sem ferver (deixe arrefecer até aos 45°C), junte a gelatina e o iogurte. Misture bem e coloque nos copos de iogurteira durante 8 horas. Conserve no frigorífico.
Como fazer iogurtes com gelatina

Outros formas e processos de fazer iogurtes

Como fazer iogurtes na Bimby

Para fazer iogurtes com a ajuda de máquinas como a Bimby, tipo robots de cozinha, basta escolher o programa e deitar os ingredientes para dentro da máquina que em minutos ficamos com o nosso preparado pronto para colocar na iogurteira.

Como fazer iogurtes no forno

Ingredientes: 1 litro de leite gordo e 1 iogurte natural

Modo de preparação: aqueça o leite, sem deixar ferver (até atingir os 80 graus, deixe arrefecer até os 45 graus, e misture o iogurte (misture o iogurte em 200 ml de leite antes de colocar no tacho), coloque o tacho no forno coberto por dois panos durante 4 a 8 horas até solidificar.

Depois de partilhar consigo mas está memória de infância não podia deixar de lembrar que os iogurtes são uma excelente forma de consumir leite, mesmo para as pessoas intolerantes por ser um produto fermentado, de mais fácil digestão... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.