30 de outubro de 2017

Compota de batata-doce sem açúcar



A batata-doce é mais dos alimentos presente na minha infância, nessa altura era mais difícil de comprar e não lhe era reconhecido o valor e a importância nutricional que hoje todas as pessoas descobriram.
Frascos de compota

Como no exemplo da compota de maçã, pode ver no post - compota de maçã sem açúcar - também com a batata-doce é possível fazer uma compota sem açúcar, por ter açúcar em sua composição. A batata-doce, como acontece com a cenoura, também fica mais doce depois de cozinhada (depois de arrefecer).

Compota de batata-doce sem açúcar

Desta vez fiz dois tipos diferentes de compota, na primeira sugestão usei frutos secos e na segunda sugestão usei a baunilha para intensificar o sabor.
Compota de batata-doce sem açúcar

Primeira sugestão

Ingredientes: 1 kg de batata-doce, 1,5 l de água, 1 pau de canela, casca de limão, cálice de licor ou vinho licoroso (usei vinho do Porto) e miolo avelãs ou nozes sem casca.

Como preparar: descasquei as batatas-doces e cozias, depois de cozidas, escorrias e esmaguei-as. Coloquei a pasta numa panela com a água, o pau de canela, a casca de limão, o vinho e o miolo de noz. Fui mexendo e após 10 minutos ficou pronto.
Compota de batata-doce sem açúcar

Segunda sugestão (receita sugerida na revista Segredos de Cozinha n°70/ 2017)

Ingredientes: 1 kg de batata-doce, 2 cascas de limão, 1 pau de canela e 1/2 vagem de baunilha (retirei o açúcar da receita original - 750 g de açúcar).

Como preparar: descasquei as batatas-doces, cortem em pedaços e coloquei a cozer durante 15 minutos (1,5 l de água), reduzi tudo num puré e adicionei o pau de canela, a baunilha e as cascas de limão. Deixei cozinhar mais 10 minutos em lume brando.

Para sua compota não perder qualidades e se conservar mais tempo não se esqueça de ferver, em água, os frascos e tampas durante 10 minutos, escolher frascos hermeticamente fechados e depois de colocar a compota no frasco voltar a ferver o frasco para replicar o processo de pasteurização. Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.