20 de outubro de 2017

Pode ficar grávida tomando anticoncepcional?


Ontem acabei recebendo a seguinte pergunta:

"... pode ficar grávida tomando anticoncepcional?"

Para responder a esta questão resolvi escrever este post falando na eficácia dos anticoncepcionais, analisando cada um...
Pode ficar grávida tomando anticoncepcional?

A protecção dos anticoncepcionais contra a gravidez

Os anticoncepcionais disponíveis podem ser sem hormônios ou com hormônios, os anticoncepcionais sem hormônios têm menor eficácia, falo do preservativo e do DIU de cobre. A eficácia descrita do preservativo é de 98% e do DIU de cobre é de 99,9%.
Pode ficar grávida tomando anticoncepcional?

Os anticoncepcionais hormonais têm maior eficácia, a pílula, o DIU hormonal, o implante, o anel ou o adesivo confere à mulher maior protecção contra a gravidez, a eficácia descrita da pílula é de 99,7%, do DIU hormonal é de 99,9%, do implante é de 99,95%, do anel é de 99,7% do adesivo é de 99,7% e da injeção hormonal é de 99,7%.
Pode ficar grávida tomando anticoncepcional?

Pode ficar grávida tomando anticoncepcional?

Como viu as eficácia descritas nos estudos clínicos são bem grandes, pode por isso ficar tranquila que os anticoncepcionais protegem da gravidez. É importante lhe alertar que existem situações em que podem ter menor eficácia, como por exemplo:
  1. se romper o preservativo
  2. se não colocar o preservativo antes do primeiro contato
  3. se não seguir a posologia recomendada
  4. se esquecer
  5. se vomitar ou tiver diarreia
  6. se usar algum medicamento que interfira
  7. se descolar
  8. se sair (anel)
Pode ficar grávida tomando anticoncepcional?

Descubra alguns posts relacionados

10 comentários:

  1. Oii.. boa noite!!! Estou na minha primeira cartela.. e hoje um dia antes de acabar o último comprimido amarelo eu tive r**** sem p*****...amanhã tomo o último amarelo e logo depois imenso em outra cartela.. tenho risco de gravidez???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao corre, está protegida, mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite ,dr.
    Faz um mês que parei o anticoncepcional,tomei durante um ano...minha menstruação não veio na data prevista,pode ter alguma alteração no ciclo por esse motivo? Lembrando que também fiz uso da pílula do dia seguinte,pode ter interferido também? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter o ciclo desregular, mas tenha atenção pode engravidar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite. Preciso de ajuda. Esqueci de tomar alguns comprimidos da cartela e tive r***** d***** em periodo fertil .. Fiz teste a urina no dia em que fazia dois meses que tinha tido essa r****(devido ao medo nunca mais tive r**** desde essa) .. Posso confiar ou ainda a risco ? Estou em panico. Preciso de ajuda. Agradeco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode, dois meses é temo suficiente... se proteja e fique tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Posso confiar no Teste a urina um mês depois da relação desprotegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, é bastante tempo já... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. uso selene a um bom tempo e sempre tenho sangramento na pausa dos 7 dias. tive varias r***** sem c**** entre 11 de setembro e 2 de outubro. não tive sangramento na pausa desse mês, por precaução fiz um teste de farmácia dia 19/10 e deu negativo. posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pois tomou sem falhas... é comum atrasar por causa do medicamento... deve manter certinho para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.