Sangramento do nariz no bebé e criança - dicas para os pais



      • "Dr. o meu filho está a deitar sangue pelo nariz?"
Os sangramentos pelo nariz são bem comuns nas crianças, eu próprio, quando era criança, padeci deste problema... felizmente acabou por passar e hoje sei que na maioria das vezes não é grave acabando a criança por deixar de ter este problema.

Porque o nariz sangra? Causas...

As paredes internas do nariz são bem frágeis, revestidas de veias superficiais, que à mínima agressão rebentam levando a grandes perdas de sangue. As causas podem ser traumatismos (traumatismo direto ou pelo fato da criança meter os dedos dentro do nariz), o ar seco e quente (dilata as veias), spray de limpeza (comum no bebé), inflamação das paredes do nariz (em situações de doença respiratória), uso de descongestionantes, uso de lenços mais ásperos, espirros, colocação de objectos e aumento da pressão arterial (muito raro).

O que os pais devem fazer? Primeiros socorros para parar um sangramento nasal... Sangramento do nariz no bebé e criança - dicas para os pais

A primeira regra é evitar o pânico ou desespero, pois para a criança é uma situação aflitiva e não precisa de mais stresse e ansiedade, depois deve colocar a criança sentada com o tronco inclinado para a frente (pode ficar de olhos fechados para não ver o sangue), deve também assoar a criança com lenço macio, para remover coágulos e restos de sangue (para melhorar a respiração) e deve evitar limpar o interior do nariz com o lenço.
Primeiros socorros para parar um sangramento nasal... Sangramento do nariz no bebé e criança - dicas para os pais

Para parar o sangramento deve fazer pressão na narina, parte exterior lateral mais mole e aplicar gelo (envolva a pedra de gelo num pano para evitar as queimaduras). Com estas medidas o sangramento deve parar 5 a 15 minutos depois. E senão parar? Devo ir ao médico?

Quando procurar ajuda médica?

Após seguir estas dicas, senão conseguir parar o sangramento deve voltar a pressionar e a aplicar gelo, se mesmo assim não parar deve recorrer ao seu médico ou aos serviços de saúde (não coloque nenhum tampão no nariz), as outras situações que a devem procurar ajuda médica são:
  • a criança mostrar dificuldades a respirar
  • a criança ficar pálida ou muito cansada
  • se acontecer depois de uma cirurgia ao nariz
  • se tiver algum objecto no nariz
  • se surgir após queda ou traumatismo na cabeça
  • se os pais acharem que o seu rebento está em sofrimento ou diferente
Primeiros socorros para parar um sangramento nasal... Sangramento do nariz no bebé e criança - dicas para os pais

Espero ter ajudado com estas dicas, não se esqueça de partilhar e comentar... obrigado. 😊

Descubra alguns posts relacionados