29 de novembro de 2017

Pare de tomar a pílula



Em 1973 o cantor brasileiro Odair José lançou um álbum de temas originais com o titulo Odair José, deste álbum se destacou uma musica que tinha como titulo "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)".
Pare de tomar a pílula - Odair José

Pare de tomar a pílula

O sucesso desta musica foi tal que acabou sendo censurada e proibida no Brasil e noutros países da América Latina, o motivo era simples a musica continha uma mensagem contraria às campanhas para promover o controle da natalidade. A letra da musica "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)" é a seguinte:

Já nem sei há quanto tempo
Nossa vida é uma vida só
E nada mais

Nossos dias vão passando
E você sempre deixando
Tudo pra depois

Todo dia a gente ama
Mais você não quer deixar nascer
O fruto desse amor

Não entende que é preciso
Ter alguém em nossa vida
Seja como for

Você diz que me adora
Que tudo nessa vida sou eu
Então eu quero ver você
Esperando um filho meu
Então eu quero ver você
Esperando um filho meu

(refrão)
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)

Você diz que me adora
Que tudo nessa vida sou eu
Então eu quero ver você
Esperando um filho meu
Então eu quero ver você
Esperando um filho meu

Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)

Como viu o apelo para não usar a pílula é bem grande... esta musica me fez reflectir sobre os motivos que levam muitas mulheres a parar de tomar a sua pílula... vou falar nalguns motivos...

Pare de tomar a pílula por causas das noticias de trombose

As noticias de mortes por causa da pílula não param de surgir, apesar de ser reconhecido algum risco de trombose, a verdade é que esse risco é muito baixo, quando por exemplo comparamos o risco de trombose da mulher que amamenta, está grávida e principalmente fuma... o risco associado não é motivo para parar a pílula, antes de falar com seu médico.

Pare de tomar a pílula por desconfiar de gravidez

Se desconfia que está grávida, deve manter a pílula até ter o resultado do teste. Se o teste der negativo deve sempre manter a pílula, para continuar protegida e diminuir o risco de gravidez.

Pare de toma a pílula por ter usado a pílula do dia seguinte

Se usou a pílula do dia seguinte deve manter o seu anticoncepcional, para repor a protecção mais rapidamente. A pílula do dia seguinte não corta a acção da pílula e a pílula também não interfere com a pílula do dia seguinte.

Pare de tomar a pílula por não se adaptar

Para a mulher se adaptar à sua pílula pode precisar até 3 a 4 meses de tratamento... a mulher que inicia a pílula e não tolera o seu uso, antes de parar, deve falar com seu médico.

Para de tomar a pílula por notar efeitos colaterais

A pílula pode causar alguns efeitos colaterais, como todos os medicamentos, descubra alguns desses efeitosnáuseas, dor de barriga, alterações no peso, dor de cabeça, alterações no humor, dor e sensibilidade mamária, vómitos, diarreia, retenção de fluidos, enxaquecas, perda da libido, aumento do volume das mamas, erupção na pele, urticária, entre outros.

Os efeitos colaterais da pílula são raros e na maioria das vezes acabam por desaparecer de forma espontânea. A mulher que nota algum efeito colateral associado ao uso da pílula deve continuar tomando a sua pílula para manter a protecção anticoncepcional.

Pare de tomar a pílula porque não menstrua

A pílula pode causar alterações no nosso padrão menstrual, a menstruação pode ficar mais escura, com menor fluxo, menos quantidade ou mesmo estar ausente. Estas alterações provam que a pílula está fazendo efeito em seu corpo, se notar algumas destas alterações deve manter a pílula para continuar protegida.

A paragem da pílula só deve acontecer após conselho de nosso médico, nosso corpo após a paragem deve voltar a ter os ciclos como eram, ou seja, deve passar a menstruar como menstruava, voltar a ter TPM, cólicas, acne, e claro risco de gravidez... espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados

2 comentários:

  1. Como sei que estou protegida tomando o ciclo 21?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar certinho, como é recomendado ele está fazendo efeito, os estudos clínicos provam que fica protegida... mas pode ter algumas provas, por exemplo na alterações menstruais... ando por aqui... mantenha certinho... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.