21 de novembro de 2017

Rotarix® ou rotateq®? Qual escolher?



O rotavírus é um vírus extremamente frequente e muito contagioso que pertence a uma família de vírus em forma de roda (rota, em latim), daí a designação de rotavírus. Ao rotavírus são atribuídas a maioria das diarreias e vómitos de causa viral nos bebés e crianças.
Rotarix® ou rotateq®? Qual escolher?

As complicações das diarreias, como a desidratação e as gastroenterites são as principais consequências que podemos evitar através da vacinação contra o rotavírus. Nalguns países, a vacinação contra o rotavírus faz parte do plano nacional de vacinação o que tem levado a uma diminuição do numero de casos de gastroenterites graves e de internamentos por esta causa.

A vacina do rotavírus está indicado na imunização dos lactentes as 6 semanas até às 24 ou 32 semanas de idade, para prevenir as gastroenterites devidas a infecções por rotavírus.

No mercado temos disponíveis dois tipos de vacina, a rotarix® e a rotateq®, neste post vou apresentar uma comparação que fiz entre as duas... confira.

Rotarix® ou rotateq®? Qual escolher?

Após analisar as duas vacinas, descobri algumas curiosidades importantes...

O preço das vacinas

O preço das vacinas, por dose, é semelhante, mas no caso da rotarix® são feitas duas doses, ficando mais barata...
Rotarix® ou rotateq®? Qual escolher?

Numero de inoculações

Apesar da vacina ser oral, mais fácil de administrar, como a vacina rotarix® tem somente duas doses, contra as três doses da rotateq®, é a rotarix® que destaco nesta rubrica...

Esquema de vacinação

O esquema de vacinação é indicado entre as 6 semanas e às 24 semanas (rotarix®) ou 32 semanas (rotateq®), dando alguma vantagem para a rotateq®.

Sabor

Ambas as vacinas têm sacarose para facilitar a administração, mas como a vacina rotateq® tem mais sacarose, acaba por ser mais bem aceite pelo bebé.
Rotarix® ou rotateq®? Qual escolher?

Protecção

A vacina rotateq® confere maior protecção, conferindo protecção contra as estirpes mais comuns (responsáveis por 99% dos casos de gastroenterites) o 1P[8], G2P[4], G3P[8], G4P[8], G9P[8] e o genotipo G12P[8]. A rotarix® é uma vacina monovalente (estirpe RIX4414).

Os estudos revelam ainda que a rotateq® demonstrou maior:
  • proteção após a 1ª dose
  • proteção até 7 anos após a vacinação (69% na redução de hospitalizações e deslocações aos serviços de urgência)
  • eficácia clínica em prematuros entre as 25 e 36 semanas

A rotateq® demonstrou consistência entre os dados efetivos os estudos clínicos, revelando imunidade de grupo e redução no risco de convulsões (20%).
Rotarix® ou rotateq®? Qual escolher?

Qual escolher?

Resumindo podemos referir que apesar da vacina rotarix® ter menos doses e ser mais barata, os beneficios da rotateq® são evidentes o que acaba por ser a melhor escolha... espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 💉🙂

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.